Chega oficialmente ao fim a aliança industrial entre a Hyundai e o grupo brasileiro Caoa, após uma trajetória de mais de duas décadas. Segundo revelaram Autoesporte e Jornal do Carro, a produção conjunta de veículos, que por anos uniu as duas marcas, foi encerrada discretamente após meses de impasse e promessas não cumpridas.
O encerramento da fabricação de modelos da Hyundai na planta de Anápolis (GO) aconteceu em abril de 2025, com o término da montagem do SUV Tucson e do caminhão HR — os dois últimos representantes da marca sul-coreana produzidos pela Caoa. A pausa coincidiu com o início de férias coletivas para os funcionários da unidade.
Quando a produção foi retomada, pouco mais de um mês depois, apenas os modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, da Caoa Chery, voltaram à linha de montagem.
Embora nenhuma das empresas tenha se pronunciado oficialmente sobre o rompimento da parceria na produção, fontes ligadas às montadoras confirmaram o fim das operações conjuntas. Ainda assim, a rede de concessionárias Caoa seguirá representando a Hyundai, tanto em veículos nacionais quanto importados.
O distanciamento entre as marcas é apenas o capítulo mais recente de uma relação marcada por altos e baixos. Em 2018, a Hyundai tentou assumir o controle total de suas operações no Brasil, incluindo a importação de veículos, até então sob o comando exclusivo da Caoa. A disputa foi levada a um tribunal de arbitragem na Alemanha, que em 2021 deu ganho de causa ao grupo brasileiro.
Apesar da vitória judicial e da renovação do contrato de representação, o embate resultou em um impasse: a Hyundai deixou de autorizar a produção de novos modelos no Brasil, enquanto a Caoa bloqueou a entrada de modelos como Kona, Ioniq 5N e Palisade, vendidos com sucesso em outros mercados.
Em fevereiro de 2024, as empresas chegaram a anunciar uma reestruturação que prometia “sinergia inédita” na unidade de Goiás. A ideia era que a Caoa fabricasse novos carros de maior valor agregado para a Hyundai.
Na ocasião, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, e Airton Cousseau, CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, chegaram a aparecer juntos para anunciar a unificação da rede de concessionárias.
Apesar das intenções públicas, o plano não saiu do papel. Sem novos investimentos nem autorização da matriz sul-coreana, a produção em Anápolis foi gradualmente esvaziada.
Agora, com o encerramento definitivo da fabricação dos modelos Hyundai, a parceria de 26 anos dá lugar a um novo capítulo: mais restrito e com foco exclusivamente comercial. (Foto: reprodução; Fonte: CNN)
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