Hyundai e Caoa encerram parceria após 26 anos

direitaonline

Chega oficialmente ao fim a aliança industrial entre a Hyundai e o grupo brasileiro Caoa, após uma trajetória de mais de duas décadas. Segundo revelaram Autoesporte e Jornal do Carro, a produção conjunta de veículos, que por anos uniu as duas marcas, foi encerrada discretamente após meses de impasse e promessas não cumpridas.

O encerramento da fabricação de modelos da Hyundai na planta de Anápolis (GO) aconteceu em abril de 2025, com o término da montagem do SUV Tucson e do caminhão HR — os dois últimos representantes da marca sul-coreana produzidos pela Caoa. A pausa coincidiu com o início de férias coletivas para os funcionários da unidade.

Quando a produção foi retomada, pouco mais de um mês depois, apenas os modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, da Caoa Chery, voltaram à linha de montagem.

Embora nenhuma das empresas tenha se pronunciado oficialmente sobre o rompimento da parceria na produção, fontes ligadas às montadoras confirmaram o fim das operações conjuntas. Ainda assim, a rede de concessionárias Caoa seguirá representando a Hyundai, tanto em veículos nacionais quanto importados.

O distanciamento entre as marcas é apenas o capítulo mais recente de uma relação marcada por altos e baixos. Em 2018, a Hyundai tentou assumir o controle total de suas operações no Brasil, incluindo a importação de veículos, até então sob o comando exclusivo da Caoa. A disputa foi levada a um tribunal de arbitragem na Alemanha, que em 2021 deu ganho de causa ao grupo brasileiro.

Apesar da vitória judicial e da renovação do contrato de representação, o embate resultou em um impasse: a Hyundai deixou de autorizar a produção de novos modelos no Brasil, enquanto a Caoa bloqueou a entrada de modelos como Kona, Ioniq 5N e Palisade, vendidos com sucesso em outros mercados.

Em fevereiro de 2024, as empresas chegaram a anunciar uma reestruturação que prometia “sinergia inédita” na unidade de Goiás. A ideia era que a Caoa fabricasse novos carros de maior valor agregado para a Hyundai.

Na ocasião, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, e Airton Cousseau, CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, chegaram a aparecer juntos para anunciar a unificação da rede de concessionárias.

Apesar das intenções públicas, o plano não saiu do papel. Sem novos investimentos nem autorização da matriz sul-coreana, a produção em Anápolis foi gradualmente esvaziada.

Agora, com o encerramento definitivo da fabricação dos modelos Hyundai, a parceria de 26 anos dá lugar a um novo capítulo: mais restrito e com foco exclusivamente comercial. (Foto: reprodução; Fonte: CNN)

E mais:
Apoie nosso trabalho!

8 de Janeiro: AGU pede para Argentina adiar julgamento de extradição dos brasileiros

Jornal francês fala sobre ‘fim de temporada’ do PSG ao analisar vitória do Botafogo

Alcolumbre veta incluir Bolsonaro em novo ‘PL da Anistia’

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro e Caiado se reaproximam em encontro reservado

O ex-presidente Bolsonaro (PL) se reuniu na última quinta-feira (19) com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em um encontro reservado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A conversa, solicitada por Bolsonaro, ocorreu sem a presença de aliados como o senador Wilder Morais (PL-GO) e o deputado federal […]