Governo federal repassa rodovia Rio-Valadares à iniciativa privada

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Foi assinado nessa sexta-feira (19) o contrato definitivo de concessão do sistema rodoviário BR-116/493/465/RJ/MG, a Rio-Valadares, entre Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a EcoRodovias. O leilão aconteceu em julho.

Com investimentos previstos na ordem de R$ 11,3 bilhões, as melhorias ao longo de três décadas vão beneficiar 36 municípios, sendo 15 no Rio de Janeiro e 21 em Minas Gerais.

Do valor total de investimentos previstos, 51% serão alocados nas rodovias do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 5,8 bilhões, e 49% no trecho de Minas Gerais, R$ 5,5 bilhões. São estimados R$ 4 bilhões para obras e intervenções na BR-116/RJ; R$ 1,5 bilhão para a BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano; R$ 300 milhões para a BR-465/RJ; e R$ 5,5 bilhões para a BR-116/MG.

O contrato estabelece uma série de obras de recuperação e melhorias da infraestrutura nos 726,9 quilômetros de extensão dos trechos concessionados. As obras estruturais previstas na rodovia vão proporcionar estradas com maior capacidade de fluxo, melhores serviços e mais segurança viária a todos os usuários.

“O setor privado tem assumido um papel de protagonista nos investimentos. A gente estima 300 quilômetros de rodovias duplicadas, além de maior segurança viária com a implementação de iluminação led do trecho”, destacou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, durante a solenidade na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais.

Melhorias
Segundo a EcoRodovias, a empresa já inicia as obras emergenciais de reparos de pavimentação, sinalização, iluminação, passagens inferiores e superiores, passarelas de pedestres, drenagem e estrutura de contenção, com o objetivo de eliminar riscos aos usuários. Após as intervenções programadas para o primeiro ano de concessão, começam as obras de recuperação da rodovia, que se estendem do segundo ao quinto ano.

Entre as obras de ampliação da capacidade das vias, estão definidos mais de 303,3 quilômetros de duplicações, 255,2 quilômetros de faixas adicionais e 61 quilômetros de vias marginais. A construção de 154 dispositivos, entre trevos, viadutos, passagens inferiores, alças e retornos, além da implantação de 57 passagens de fauna e de 1,6 quilômetros de cicloviasque vão contribuir com a fluidez do tráfego.

Na Serra de Teresópolis (RJ) a previsão é que 7,7 quilômetros passem por ampliação da capacidade. A medida promoverá mais segurança, fluidez e menor impacto ambiental na região. Como inovação, está prevista a utilização do sistema free flow de pagamento eletrônico de tarifa na Região Metropolitana do RJ, sem a necessidade das tradicionais praças de pedágio.

Importância
A Rio-Valadares é considerada estratégica para o estado do Rio de Janeiro. Seus 315 quilômetros em território fluminense formam a única rota a partir da capital disponível para contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos, ao Norte do estado e às regiões Norte e Nordeste do país. Para Minas Gerais, o trecho de 408 quilômetros da BR-116/MG é um importante eixo de ligação intermunicipal e com o estado do Rio de Janeiro, sobretudo como conexão às regiões metropolitana e serrana do Rio.


Fonte e arte: Ministério da Infraestrutura

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