O perfil oficial nas redes sociais do governo federal comemorou, nesta sexta-feira (10) à noite, a notícia de que o preço médio da carne caiu 1,22% em fevereiro. “Nada como ‘sextar’ planejando o churrasquinho do final de semana! A boa notícia é que o preço da carne tem maior queda em 15 meses, com baixa de 1,22%. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda. Em seguida, vieram fígado, alcatra, capa de filé e costela”, escreveu o perfil ‘govbr’ no Twitter.
Nada como sextar planejando o churrasquinho do final de semana!🥩
A boa notícia é que o preço da carne tem maior queda em 15 meses, com baixa de 1,22%.
Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda. Em seguida, vieram fígado, alcatra, capa de filé e costela. pic.twitter.com/yYmn2bLgvw— Governo do Brasil (@govbr) March 10, 2023
Segundo o IBGE, houve ligeira queda no preço da carne bovina no. No IPCA (Índice de Preço ao Consumidor), a variação das carnes reflete os preços de 18 subitens. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda (-2,63%). Em seguida, vieram fígado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de filé (-2,37%) e costela (-2,28%).
Teoricamente, foi a maior queda no preço em 15 meses. Em novembro de 2021, o preço das carnes haviam recuado em torno de 1,38%. Entretanto, Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IPCA, lembrou que os preços já vinham em uma trajetória de trégua após fortes altas na pandemia.
Ainda segundo ele, a baixa em fevereiro deste ano pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China. A suspensão teria resultado em um aumento da oferta no mercado interno. Os embarques para o país asiático foram paralisados a partir de 23 de fevereiro. A medida veio após a confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará.
Apesar da ‘empolgação’ do governo federal como a queda de 1,2%, muitos usuários ironizaram a postagem ao comentá-la. “Aqui em Extrema sul de minas não baixou nada! Tudo subindo.”, escreveu uma mulher. “Se vc não sabe, essa queda é normal. Não foi grande coisa, esse fato meramente está seguindo o mercado. Seria o governo sim, caso abaixasse 30% ou subisse 30%. Agora queda de 1,22%? Essa variação acontece todos os dias”, disse um perfil anônimo. “Santa cara-de-pau’, escreveu outra mulher”. Muitos também comentaram com imagens de cartelas de ovo, com máscaras de palhaço, além do ‘faz o L’.
Quero picanha
Nessa terça-feira (7), durante evento de entrega de casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Rondonópolis (MT), Lula (PT) ouviu gritos de “picanha”, vindos da plateia. O petista, entretanto, se esquivou e jogou a culpa no ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Vai levar um tempo pra gente consertar esse país, não é tão fácil, pegamos esse país semidestruído”, disse ele.
Ele ainda aproveitou para cobrar o ministro das cidades, Jader Filho (MDB), para que as futuras casas populares tenham churrasqueiras. “Quem viveu de aluguel a vida inteira, quem viveu de favor a vida inteira, e ganha a chave de uma casa… E essas casas, viu, ministro, têm que ter uma churrasqueira (…).”
A POPULAÇÃO DE MATO GROSSO RECEBE LULA E COBROU A PICANHA. FOI DIA 03/03/2023. FICOU DESCONCERTADO COM OS GRITOS!
Comentário: Quando pegou o microfone falou… falou… enrolou…Mas só inaugurar casas que estavam prontas do Governo Bolsonaro não foi o suficiente! Descrédito. pic.twitter.com/ilBRxzcmC6
— euripedes marcos (@euripedesmarcco) March 7, 2023