Perfil do governo federal comemora queda de 1,22% no preço da carne: “fazer churrasquinho”

direitaonline



O perfil oficial nas redes sociais do governo federal comemorou, nesta sexta-feira (10) à noite, a notícia de que o preço médio da carne caiu 1,22% em fevereiro. “Nada como ‘sextar’ planejando o churrasquinho do final de semana! A boa notícia é que o preço da carne tem maior queda em 15 meses, com baixa de 1,22%. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda. Em seguida, vieram fígado, alcatra, capa de filé e costela”, escreveu o perfil ‘govbr’ no Twitter.

 

Segundo o IBGE, houve ligeira queda no preço da carne bovina no. No IPCA (Índice de Preço ao Consumidor), a variação das carnes reflete os preços de 18 subitens. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda (-2,63%). Em seguida, vieram fígado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de filé (-2,37%) e costela (-2,28%).

Teoricamente, foi a maior queda no preço em 15 meses. Em novembro de 2021, o preço das carnes haviam recuado em torno de 1,38%. Entretanto, Pedro Kislanov, gerente da pesquisa do IPCA, lembrou que os preços já vinham em uma trajetória de trégua após fortes altas na pandemia.

Ainda segundo ele, a baixa em fevereiro deste ano pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China. A suspensão teria resultado em um aumento da oferta no mercado interno. Os embarques para o país asiático foram paralisados a partir de 23 de fevereiro. A medida veio após a confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará.

Apesar da ‘empolgação’ do governo federal como a queda de 1,2%, muitos usuários ironizaram a postagem ao comentá-la. “Aqui em Extrema sul de minas não baixou nada! Tudo subindo.”, escreveu uma mulher. “Se vc não sabe, essa queda é normal. Não foi grande coisa, esse fato meramente está seguindo o mercado. Seria o governo sim, caso abaixasse 30% ou subisse 30%. Agora queda de 1,22%? Essa variação acontece todos os dias”, disse um perfil anônimo. “Santa cara-de-pau’, escreveu outra mulher”. Muitos também comentaram com imagens de cartelas de ovo, com máscaras de palhaço, além do ‘faz o L’.

Quero picanha
Nessa terça-feira (7), durante evento de entrega de casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Rondonópolis (MT), Lula (PT) ouviu gritos de “picanha”, vindos da plateia. O petista, entretanto, se esquivou e jogou a culpa no ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Vai levar um tempo pra gente consertar esse país, não é tão fácil, pegamos esse país semidestruído”, disse ele.

Ele ainda aproveitou para cobrar o ministro das cidades, Jader Filho (MDB), para que as futuras casas populares tenham churrasqueiras. “Quem viveu de aluguel a vida inteira, quem viveu de favor a vida inteira, e ganha a chave de uma casa… E essas casas, viu, ministro, têm que ter uma churrasqueira (…).”

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Vendedor no RJ anuncia cartela de ovo no trem como ‘picanha do Lula’

Viraliza nas redes sociais, nesta sexta-feira 10), um vídeo em que um vendedor ambulante no Rio de Janeiro vende uma cartela de ovo no trem e anuncia o produto como ‘picanha do Lula’. “Pra você que fez o L, a picanha do Lula chegou. 10 reais, 10 reais’, anuncia o […]