A TV Globo apresentou requerimento oficial ao Ministério das Comunicações, nesta terça-feira (20), solicitando a renovação da concessão das emissoras que mantém em cinco localidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de SP.
“A Globo cumpre, assim, a exigência da lei, que prevê que a cada 15 anos a concessão para a retransmissão de conteúdo televisivo tenha que ser renovada”, diz a reportagem. A última vez em que a emissora solicitou a prorrogação foi em 2008, durante o governo de Lula (PT).
Nos últimos anos, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai exigir da emissora carioca todos os requisitos para a renovação. Em entrevista à rádio Tupi do Rio de Janeiro, em fevereiro, por exemplo, o chefe do Executivo lembrou que o requerimento da TV Globo teria que ser feito até o fim do ano, e perto das eleições para a sua sucessão.
“Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia [com a documentação exigida por lei para obter a concessão]”, disse ele. “Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, completou.
E veja também: Público atira copos e garrafas em grupo de pagode que cantou música contra Bolsonaro. Clique AQUI para ver.