Gastos com publicidade da Petrobras sob Lula são 79% maiores do que com Bolsonaro

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A Petrobras aumentou consideravelmente os aportes em publicidade durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparado ao período em que Jair Bolsonaro (PL) comandava o país.

De acordo com levantamento do Poder360, a média anual de gastos publicitários da estatal chegou a R$ 204 milhões no atual governo, o que representa um crescimento de 79% em relação à média de R$ 114 milhões por ano na gestão anterior.

Entre 2023 e 2024, a companhia desembolsou R$ 407,6 milhões em ações de comunicação, valor próximo do total registrado ao longo dos quatro anos do governo Bolsonaro, que foi de R$ 456,3 milhões — todos os valores corrigidos pela inflação até dezembro de 2024.

A ampliação do investimento em publicidade pela Petrobras é uma das mais expressivas entre as principais empresas públicas federais. Nos dois primeiros anos da gestão Bolsonaro, por exemplo, os gastos somaram R$ 193,3 milhões. Já sob Lula, no mesmo intervalo de tempo, esse valor mais do que dobrou.

O levantamento também aponta que o governo federal e suas estatais aplicaram ao menos R$ 4,1 bilhões em publicidade nos dois primeiros anos do mandato atual. A média anual, nesse caso, é de R$ 2 bilhões — montante superior à média de R$ 1,8 bilhão registrada entre 2019 e 2022.

Na contabilidade apresentada, entram os valores destinados a campanhas dos ministérios, da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), além de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.

As informações foram obtidas por meio do Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal) e também nos portais oficiais das estatais, que publicam regularmente os dados sobre despesas com comunicação institucional. Clique AQUI para ver a reportagem na íntegra. E mais: Leilão da Receita tem iPhones, videogames, joias e até carro; lances a partir de R$ 300. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Poder360)

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