A partir desta quinta-feira, o preço da gasolina, do etanol e do diesel vai subir em todo o território nacional, causando um impacto significativo na inflação, especialmente nos preços dos alimentos.
O aumento da gasolina e do etanol é resultado exclusivamente da elevação do percentual do ICMS. O imposto sobre esses combustíveis terá um incremento médio de R$ 0,10 por litro, elevando o custo para R$ 1,47.
A decisão foi tomada pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que congrega os secretários de Fazenda de todas as unidades federativas do país.
Já o diesel enfrenta dois ajustes. Devido a uma defasagem maior, as distribuidoras pagarão R$ 0,22 a mais por litro do combustível, enquanto o ICMS também sofrerá um aumento. O ICMS sobre o diesel será acrescido de R$ 0,06 por litro, com o preço para as distribuidoras subindo para R$ 3,72 por litro e o ICMS chegando a R$ 1,12 por litro, em média.
O reajuste do diesel também se justifica pela diferença entre os preços praticados no Brasil e no exterior. Estima-se que o preço do diesel no Brasil esteja 15% abaixo do mercado internacional, segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).
A Petrobras, por sua vez, alega que o preço do diesel diminuiu nos últimos anos. “A Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel”, afirma em comunicado. “Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ -1,20 por litro ou 24,5%.” Pela primeira vez em 13 anos, a empresa não ajustou o preço do combustível durante todo o ano de 2024.
Devido ao medo de intervenção governamental nos preços, investidores pressionaram pela alta dos preços. No ano passado, a Petrobras anunciou uma mudança em sua política de reajuste, abandonando a paridade internacional que ajustava os preços conforme as variações do dólar e do petróleo no exterior.
Os motoristas de carga lamentam o aumento. “O diesel é responsável por aproximadamente 35% dos custos operacionais no transporte rodoviário de cargas”, declara Carlos Panzan, presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo), ao UOL.
“A elevação desse insumo impacta diretamente o setor, especialmente em segmentos como o agronegócio, que dependem de rotas longas e caminhões pesados.”. E mais: PL se manifesta após cassação de mandato de Carla Zambelli (PL-SP) Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: UOL)