Folha assume que ‘errou’ ao associar propriedade de SC ao nazismo

direitaonline



A Folha assumiu que cometeu um ‘erro’ ao publicar texto que associava uma propriedade no interior de Santa Catarina ao nazismo. Uma coluna de domingo (21) do jornal paulista chamou a atenção para a inscrição “heil” nos telhados de duas casas do município de Urubici e afirmou que “muito provavelmente” era uma alusão à ideologia consagrada pelo alemão Adolf Hitler.

Segundo o próprio jornal, “a palavra alemã “heil” pode ser traduzida como “salvação” ou como os adjetivos “salvo” e “ileso”. “Também cumpre o papel de interjeição, o que acontece na famosa saudação nazista “Heil, Hitler” (salve, Hitler).”

“Neste caso, no entanto, a palavra “heil” é uma referência ao sobrenome da família dona da propriedade. É incorreto, portanto, fazer referência a essas estruturas como “telhas arianas”, como escreveu a colunista Giovana Madalosso. A falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal.”, reconhece a Folha.

Heil é um sobrenome conhecido no estado, principalmente na cidade de Brusque, onde vive a família Heil, que tem propriedades em Urubici, cidade a cerca de 170 km de Florianópolis.

Em sua ‘mea-culpa’, a Folha citada as críticas que recebeu, como de deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), que prometeu medidas contra o jornal, e do também deputado federal (Mário Frias (PL-SP).

A Folha de São Paulo encerra dizendo que a jornalista autora do texto reconhece ter cometido um erro e que ela recebeu “centenas de ofensas por meio das redes sociais e também foi alvo de dezenas de ameaças.”. Não houve pedido de desculpas.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Gestante entra em trabalho de parto dentro de loja da Havan em SC

As câmeras de segurança de uma unidade da Lojas Havan flagram o momento quando uma gestante entrou em trabalho de parto dentro da unidade de São Bento do Sul. Ela estava fazendo compras na loja quando sua bolsa estourou. Colaboradores da loja perceberam a ação e logo acionaram o Corpo […]