A Finlândia começou a construir uma cerca de 200 km (124 milhas) em sua fronteira com a Rússia para aumentar a segurança. A guarda de fronteira do país disse que terá 3 metros de altura com arame farpado no topo.
A Finlândia compartilha a maior fronteira da União Europeia com a Rússia, com 1.340 km (832 milhas). Atualmente, as fronteiras do país são protegidas principalmente por cercas leves de madeira.
A Finlândia decidiu construir a cerca devido ao aumento de russos que buscam escapar do recrutamento para lutar na Ucrânia. O país nórdico também entrou oficialmente para a Otan quarta-feira (4), quando a proposta foi aprovada pelo parlamento do país. A Rússia, claro, não gostou e disse que a decisão potencializava os riscos bélicos na região.
O trabalho na cerca na passagem de fronteira de Imatra começou com o desmatamento, enquanto a construção da estrada e a instalação da cerca tiveram início em março. Câmeras de visão noturna, luzes e alto-falantes também serão instalados. Um projeto piloto de 3 km em Imatra deve ser concluído até o final de junho, disse a Guarda de Fronteira.
A Finlândia aprovou novas emendas à sua Lei de Guarda de Fronteiras em julho para permitir a construção de cercas mais fortes. As atuais cercas de madeira são principalmente para evitar que o gado cruze a fronteira.
Desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, a Finlândia tem procurado fortalecer sua fronteira oriental. Em setembro, um grande número de russos começou a fugir para a Finlândia depois que o presidente Vladimir Putin ordenou a mobilização de reservistas para lutar na Ucrânia.
Após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro do ano passado, tanto a Finlândia quanto a Suécia decidiram que queriam ingressar na Otan o mais rápido possível, depois de permanecerem neutras por anos. E veja também: Governo federal exclui contas nas redes sociais e prende suspeito em operação ‘Escola Segura’. Clique AQUI para ver.