Macron é contra acordo ‘União Europeia x Mercosul’ e diz que proposta é “contraditória” ao que Lula prega

direitaonline



As negociações entre Mercosul e União Europeia até estavam avançadas após mais de 20 anos de negociações, passando por diferentes governos, mas neste sábado (2) um dos principais líderes europeus, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse de forma bastante clara ser contra o acordo de livre comércio entre os blocos. A declaração de Macron foi feita após encontro bilateral com Lula em Dubai. Ambos participam da COP 28.

Em conversa com jornalistas, Macron chamou o acordo de livre comércio de antiquado e “mal remendado”. A proposta começou a ser discutida em 1999, envolve 31 países, e prevê isenção ou redução na cobrança de impostos de importação de bens e serviços produzidos nos dois blocos.

O presidente francês disse ainda que a versão atual é contraditória com políticas e ambições ambientais do Brasil.
Basicamente, Macron repetiu as mesmas críticas ao agronegócio brasileiro que disparava no governo Bolsonaro, e que o ex-presidente sempre alertou que, na verdade, tudo não passava de protecionismo ao mesmo setor francês.

“E é justamente por isso que sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo […] Não leva em conta a biodiversidade e o clima dentro dele. É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas”, disse.

Em resposta, Lula disse que Macron tinha o direito de defender seu ponto de vista e citou o histórico protecionista da França. “Cada país tem o direito de ter uma posição. A França sempre foi o país mais duro para se fazer acordos, porque a França é mais protecionista. Não é a mesma posição da União Europeia.”.

Assista abaixo à fala de Macron aos jornalistas sobre o acordo!

 

E veja também: Baixista Mingau, do Ultraje a Rigor, faz pequenos movimentos no hospital. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: G1
Foto: Palácio do Planalto

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lula confirma entrada do Brasil na Opep+ para 'convencer' países a abandonar petróleo

Enquanto discursa pedindo a substituição do uso do petróleo por ‘energia verde’, Lula confirmou na manhã deste sábado (2), em Dubai, que o Brasil vai participar da ‘Opep+’, mas segundo ele para influenciar os produtores de petróleo a acabar com a exploração desse combustível. “Eu acho importante a gente participar […]