A rede feminina Marisa anunciou o fechamento de cerca de 30% das lojas físicas nos próximos três meses. A decisão foi anunciada pelo CEO da empresa, João Pinheiro Batista, durante uma videoconferência de apresentação de resultados, com analistas de bancos e corretoras.
“Chegamos à conclusão que das 334 lojas que temos hoje, 25 não resistem a uma análise de sustentabilidade básica. Das 309 lojas remanescentes, todas com margens positivas, 67 geram Ebitda negativo, mesmo com premissas otimistas. A conclusão é que vamos ter 92 lojas fechadas em um curto espaço de tempo”, anunciou.
A Marisa teve um aumento gigante de 670% no prejuízo no quarto trimestre de 2022 e fechou o período com resultado negativo de 188,6 milhões de reais. No ano, o prejuízo acumulado foi de 391 milhões de reais, quatro vezes superior ao registrado em 2021.
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“Se a gente não fizer nada e virmos o navio tomar seu curso normal, queimaremos neste ano cerca de 600 milhões de caixa. Isso é impensável”, afirmou Batista. Ele ainda responsabilizou a falta de impostos em cima das lojas chinesas como a Shein. Batista alega que essas empresas tiveram benefícios de até 8 bilhões de reais em 2022 frente às companhias brasileiras. “Não se pode dar benefício tributário para importadores, que não geram um trabalho no Brasil. É um absurdo”, disse.
“Temos que fazer a nossa parte, que é esse esforço em despesas. A empresa precisa sair mais saudável de todo esse processo, porque é insustentável continuar queimando caixa e não pagando nenhum centavo de dividendo”, disse o presidente. Ao fim do processo, a rede acredita conseguir gerar quase R$ 70 milhões em lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) a mais por ano.