Estadão: “Lula quer mudar regras para participar de próximos debates”

direitaonline



A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sinalizou que Lula irá ao debate da TV Globo, previsto para o dia 29 de setembro, mas deseja discutir as regras. As informações são do jornal O Estado de São Paulo, em seu portal de notícias, divulgadas nesta segunda-feira (29).

“Na avaliação de Gleisi, o formato do primeiro debate desfavorece Lula por dificultar respostas a ataques de adversários, já que as perguntas devem ser feitas a todos os candidatos. Essa norma, na visão da petista, impediu Lula de responder às críticas de Bolsonaro e o tornou alvo preferencial dos candidatos”, diz a reportagem.

Já o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, diz que o petista está sendo aconselhado a evitar respostas sobre corrupção e preferir temas sensíveis a Bolsonaro, como a “fome e a crise econômica”, na visão do jornal. O entorno do petista, diz o Estadão, considera que faltou realizar acenos à própria base, a exemplo do que fez Bolsonaro ao levar a agenda de costumes ao debate.

A presidente do PT também afirmou que a participação de Lula em novos debates será avaliada caso a caso. “Vamos avaliar convite a convite, vamos avaliar também os convites para entrevistas. Não há problema nenhum em participar, obviamente que a gente quer discutir um pouco o formato. O formato desse debate é muito ruim, muito engessado”, disse Gleisi.

A presidente do PT considera que os tempos de perguntas e respostas do debate são pequenos. Pelo seu raciocínio, o candidato que lidera as pesquisas, por se tornar naturalmente o maior alvo dos rivais, acaba perdendo muito tempo para responder aos “ataques” que sofre.
Gleisi também acha que as perguntas entre os candidatos devem ser livres, sem necessidade de perguntar apenas para quem ainda não foi questionado.“Todo mundo tem que fazer pergunta para todo mundo? Por que não deixa isso mais fluido? Cada um faz a pergunta para quem quer”, alega Gleisi.

Antes do debate da Band, a campanha do PT trabalhava com a perspectiva de participação de Lula nos encontros da TV Aparecida, previsto inicialmente para 13 de setembro, mas já cancelado, e da Globo, no dia 29 de setembro. De acordo com integrantes da coordenação, o plano de ir ao encontro da Globo está mantido.


Fontes: Estadão; O Globo
Foto: Band divulgação

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Caiu de novo: Petrobras reduz preço da gasolina de aviação pela 2ª vez no mês

A Petrobras anunciou hoje (29) uma redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação para venda às distribuidoras. É a segunda queda seguida no preço do combustível, que é usado geralmente em aeronaves de pequeno porte que têm motores com ignição por centelha. No início do mês, houve uma […]