Espanha exige pedido de desculpas de Milei por falas sobre esposa de primeiro-ministro

direitaonline



A Espanha convocou sua embaixadora em Buenos Aires para consultas neste domingo (19), acusando o presidente argentino, Javier Milei, de ter “insultado a Espanha” e Begoña Gómez, esposa do premier Pedro Sánchez, ao chamá-la de “corrupta” durante um evento em Madri, conforme anunciou o ministro espanhol de Relações Exteriores.

“A Espanha também exige um pedido público de desculpas do sr. Milei. Se não houver tal pedido, tomaremos todas as medidas que consideramos apropriadas para defender nossa soberania,” afirmou o chanceler José Manuel Albares em uma mensagem institucional televisionada, classificando as palavras de Milei como “extremamente graves” e “sem precedentes na história das relações internacionais.”

Acontece que Begoña Gómez está sob investigação por uma relação comercial com empresas que receberam ajuda do governo. Em abril, Sánchez suspendeu sua agenda pública para decidir se continuaria no governo espanhol, alegando ser alvo de uma ‘campanha difamatória’ da oposição, incluindo as acusações de corrupção contra sua esposa.
Durante um discurso em Madri, em uma reunião de líderes consetvadores organizada pelo partido espanhol Vox, Milei, sem citar diretamente Sánchez ou Gómez, fez alusões claras ao casal.

“As elites globais não percebem o quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo (…), mesmo quando a mulher for corrupta, sujar-se e tirar cinco dias para pensar sobre isso,” disse no evento. Veja abaixo!

 

 

Este não é o primeiro incidente diplomático entre Espanha e Argentina desde que Milei assumiu o poder, há pouco mais de seis meses. E o lado espanhol foi quem começou.

No início de maio, o ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, sugeriu que Milei havia ingerido “substâncias” antes de um discurso, acrescentando que “há pessoas muito ruins que, sendo elas mesmas, chegaram ao topo.”

E então a Argentina condenou duramente os comentários, e Puente pediu desculpas, admitindo que cometeu um “erro”. Segundo o porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, a questão foi “resolvida” e “finalizada.”

O evento em Madri, organizado pelo Vox antes das eleições europeias de 9 de junho, contou com a presença de nomes importantes do conservadorismo político mundial, incluindo a francesa Marine Le Pen, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni (ambos por vídeo) e o chileno José Antonio Kast.

O líder do Vox, Santiago Abascal, apresentou Milei como “nossa estrela brilhante.” E mais: Papa Francisco abençoa bandeira do MST na Itália. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente do Irã morre aos 63 anos em acidente de helicóptero

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores do país e outros foram encontrados mortos, nesta segunda-feira (20), no local do acidente de helicóptero anunciado ontem. A busca pelos destroços do aparelho levou mais de uma hora em uma região montanhosa e nevoenta do noroeste do país, informou […]