Em 2021, Brasil foi responsável por mais de 50% do PIB da América do Sul (cada vez mais socialista)

direitaonline
Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante coletiva onde fez um balanço do ano de 2021



Em 2021, o Brasil manteve um status de liderança na América do Sul e foi responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da região no ano. Os dados são do Banco Mundial e foram compilados pela emissora CNN.

“O país ocupa a posição desde a década de 1970, com ampla diferença em relação ao segundo colocado, a Argentina, que foi responsável por 15,3% do PIB da região em 2021”, diz a reportagem.

Ainda sobre o país “hermano”, em 1965, o PIB argentino correspondia a 34,61% do total sul-americano, enquanto o brasileiro era de 27,43%. Dez anos depois, o Brasil era responsável por 49,15% do total, ante os 19,94% da Argentina.

Diz o texto que a Argentina foi um dos primeiros países da região a se industrializar, no começo do século 20 e à frente do Brasil, e por isso teve por anos um PIB equivalente ao de países europeus. Porém, a partir década de 1960, “o país entrou em uma sequência de quedas, endividamento, inflação alta e desvalorização cambial que fizeram a economia argentina não apenas perder a liderança na América do Sul, mas também estagnar”.

Além de Brasil (1º) e Argentina (2º), formam o ranking ainda: Chile ( 3º – 9,87% do PIB), Colômbia (4º – 9,79% do PIB), Peru (5º – 6,95% do PIB), Equador (6º – 3,3% do PIB), Uruguai (7º – 1,84% do PIB), Paraguai (8º – 1,21% do PIB) e Guiana ( 9º – 0,23% do PIB). O Banco Mundial não inclui a Venezuela no estudo.

Assista abaixo!

E veja também: Em visita ao Brasil, Ministro da Defesa de Biden diz que militares devem estar “sob firme controle civil”. Clique aqui para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

OMS aponta que varíola dos macacos é “preocupante” no Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) analisou, nesta terça-feira (26), a situação da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. A líder técnica da entidade para a doença, Rosamund Lewis, disse que a situação do país é “preocupante”. “A situação no Brasil é preocupante. É importante que as autoridades também tomem […]