Chefe da Otan diz que aliança se prepara para conflito com a Rússia

direitaonline



O almirante holandês Rob Bauer, presidente do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), divulgou a preparação da aliança para um possível conflito com a Rússia. Em uma entrevista coletiva, o presidente do comitê militar da Otan destacou a necessidade de reconhecer que a paz não é garantida, afirmando:

“Não estou dizendo que dará tudo errado amanhã, mas temos que perceber que não é certo que estaremos em paz”. Ele ressaltou que estão se preparando tanto para um eventual conflito com a Rússia quanto para enfrentar grupos terroristas. (assista ao final do vídeo, em inglês)

O almirante assegurou que o bloco não está buscando conflitos, mas não hesitará em responder caso seja atacado. Em suas palavras: “Se chegar a esse ponto, se eles nos atacarem. Não estamos buscando conflito”.

Além disso, ele elogiou a postura da Suécia ao instar a população a se preparar para uma possível guerra, afirmando que isso marca o início da compreensão de que nem tudo será fácil nos próximos 20 anos e que é impossível planejar para todas as eventualidades.

Essas declarações precedem o maior exercício militar da Otan em décadas. O bloco anunciou um treinamento de vários meses envolvendo 90 mil soldados, marcando o maior exercício desde 1988, antes do colapso da União Soviética.

As manobras, que contarão com a participação dos 31 países da Otan e da Suécia, que busca aderir ao grupo, continuarão até maio. O general norte-americano Christopher Cavoli, chefe do comando da Otan na Europa, destacou que esse será um claro demostração de unidade, força e determinação em proteger uns aos outros. E veja também: Senadores da oposição pedem suspeição de Moraes após caso Jordy. Clique AQUI para ver.

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mais de 17,3 milhões de hectares foram queimados em 2023 no país

Uma área de mais de 17,3 milhões de hectares foi queimada no Brasil em 2023, tamanho maior que o território de alguns estados, como Acre ou Ceará. Houve aumento de 6% em relação a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo. Os dados são da plataforma Monitor […]