O Ministério da Defesa da Ucrânia informou em suas redes sociais que encontrou o que chamou de “documentos secretos”, que teriam sido deixados pela Rússia quando as forças armadas do país tiveram que recuar após uma ação bem sucedida do exército ucraniano.
Na fuga, os soldados russos deixaram documentos confidenciais. Assim, os ucranianos adquiriram o planejamento da unidade do grupo tático do batalhão da 810ª brigada da marinha separada da Federação Russa da Frota do Mar Negro. Entre os achados estão: mapa de trabalho, ordem operacional, tabelas de sinais de chamada, sinais C2, C2, lista de pessoal, etc.
Em posse das informações, a Ucrânia revelou que os documentos sobre a guerra foram aprovados no dia 18 de janeiro deste ano, e a operação em si previa duração de 15 dias, entre 20 de fevereiro a 06 de março. Como a invasão teve início em 24 de fevereiro, a expectativa dos russos é que toda a Ucrânia já tenha sido dominada até 10 de março.
A unidade inimiga russa deveria ter desembarcado do navio anfíbio “Оrsk” nas imediações de Stepanivka-1 e agido em conjunto com unidades militares do RF 58o exército, em particular com o 177º regimento separado da Marinha da Frota do Mar Negro. O objetivo final destas forças era bloquear e capturar Melitopol. A cidade foi definitivamente controlada há 5 dias, em 26 de fevereiro.
Nas redes sociais, o ministério da defesa da Ucrânia comentou: “É por isso que não se deve confiar quando um prisioneiro de guerra diz que se perdeu! Eles sabiam, planearam com precisão e estavam se preparando. A nossa resposta aos ocupantes russos é a seguinte: continuem a deixar os vossos veículos e documentos confidenciais, eles serão úteis para os nossos defensores e (ao tribunal de) Haia.”
E veja também: Soldado russo capturado recebe alimentação de civis ucranianos e faz ligação para mãe. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ