A ditadura da Nicarágua retirou o canal da CNN en Español do ar nesta quinta-feira (22), no horário de Brasília. Até agora, o governo nicaraguense não comentou por que removeu o sinal da CNN en Español no país. As informações são da CNN Brasil.
Em um comunicado, a CNN en Español disse: “Hoje o governo da Nicarágua retirou nosso sinal de televisão, negando notícias e informações aos nicaraguenses de nossa rede de televisão, na qual eles confiam há 25 anos.”
“A CNN en Español continuará cumprindo sua responsabilidade com o público nicaraguense, oferecendo nossos links de notícias em CNNEspanol.com, para que eles possam ter acesso a informações que não estão disponíveis de outra forma”, acrescenta a nota.
“A CNN defende as reportagens de nossa rede e nosso compromisso com a verdade e a transparência”, complementa o comunicado, acrescentando: “Na CNN en Español, acreditamos no papel vital que a liberdade de imprensa desempenha em uma democracia saudável”.
Fechamento de Igrejas
Esse está longe de ser caso isolado na Nicarágua. O presidente socialista Daniel Ortega, desde 2007 no cargo (sem falar entre 1970 a 1990), é acusado de violar direitos humanos no país e fechar e Igrejas . O ditador também encerrou rádios católicas que faziam críticas ao regime.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) documentou torturas e outras violações de direitos humanos cometidas pelas autoridades nicaraguenses nos últimos quatro anos, bem como o confinamento de mais de 190 presos políticos, alguns deles em condições desumanas, segundo reportagem da BBC.
E veja também: Após criticar uso político da religião, Lula envia carta ao Papa dizendo que 2º turno no Brasil “é um risco”. Clique AQUI para ver.