Discurso de Lula desmoraliza a transição e a ideia de coalizão, diz economista de Simone Tebet

direitaonline



O discurso de Lula, nesta quinta-feira (10), indicando que os gastos do governo federal serão do tamanho que ele considerar adequado “desmoraliza a transição” e vai na direção contrária do que se esperaria de uma ampla coalizão política, como foi desenhado na campanha. A fala desiludida é de Elena Landua, que elaborou o programa econômico de Simone Tebet (MDB), em entrevista ao Valor Econômico. “É um discurso de PT pelo PT, que ignora os apoios recebidos”.

As falas do petista hoje (10) parecem ter desiludido quem imagina que Lula almejava um governo pragmático e uma gestão econômica correta, tudo o que o Brasil já tem à disposição nos últimos quatro anos no governo Bolsonaro-Guedes. Tanto que a bolsa desabou e o dólar disparou após Lula dar pistas de seu plano econômico.

Para Landau, o que preocupa não são itens da fala de Lula, mas o conjunto. “É um discurso muito pior do que o de 2002”,avaliou. Ela cita um das falas de Lula para explicar seu desapontamento: “por que temos meta de inflação e não temos meta de crescimento”. “O que isso quer dizer?”, pergunta com certa insatisfação a economista de Tebet.

“A responsabilidade fiscal é muito importante para ajudar a população mais pobre”. Assim, não cabem afirmações na linha “dane-se a Faria Lima” e “eu sei o que é bom e vou gastar quanto preciso”, exemplificou. “Se nunca tivessem feito isso, tudo bem”, comentou. “Mas já fizeram e deu errado, já alocaram o capital de forma errada.”

Por fim, ela diz que, neste cenário é urgente a definição de quem será o Ministro da Fazenda. Entretanto, um dos nomes mais cotados para o cargo atualmente é o petista Fernando Haddad.

Bolsa cai, dólar sobe
Lula criticou a reforma trabalhista e o teto de gastos públicos, aprovados no governo do ex-presidente Michel Temer, durante discurso nesta quinta-feira (10), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para parlamentares e membros da equipe de transição.

“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país? Por que falam que é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, teto de gastos? Por que as mesmas pessoas não discutem a questão social neste país?”, indagou.

O resultado? O dólar disparou 3% e o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, caiu abaixo dos 110 mil pontos pela primeira vez desde o fim de setembro. A fala ainda acontece em meio às discussões da “PEC dos Bilhões” para pagar as promessas feitas por Lula na campanha. Clique AQUI para ver mais.

Nas redes sociais, a presidente do PT, Glesi Hoffman correu para culpar o presidente Bolsonaro: “Estão dizendo que o mercado reagiu mal ao discurso de Lula porque enfatizou investimentos na área social em detrimento do equilíbrio fiscal. Não foi o q ele disse. Mas onde estavam qdo Bolsonaro fez a gastança pré campanha eleitoral? Comparem a gestão Lula com o desastre de Bolsonaro”.

 

E veja também: Antagonista: “Segurança que ‘comprou’ pedalinhos de Sítio de Atibaia vai com Lula à COP27”. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Meirelles diz que Lula “Dilmou” e se diz pessimista com economia

Após apoiar Lula (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), Henrique Meirelles se mostrou hoje (10) pessimista com um governo petista. E evento promovido pelo BTG Pactual para clientes do banco ele disse que Lula estava sem falar sobre economia para não desagradar o mercado. “Hoje, começou a falar. Aí, […]