CPMI do ‘8 de Janeiro’ apresenta plano de trabalho nesta terça (6)

direitaonline



A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) do ‘8 de Janeiro’ reúne-se hoje (6), a partidas das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho no Senado, para a apresentação do plano de trabalho pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Assista abaixo!

De acordo com ela, a elaboração do plano levou em consideração as centenas de requerimentos já apresentados nessa fase inicial da CPMI encarregada de investigar os ataques aos poderes da República no dia 8 de janeiro.

Para a senadora, a realização de duas reuniões por semana seria “razoável” para a condução das investigações e oitivas no âmbito da CPMI. ”

É um colegiado muito plural, a gente está conversando com líderes dos mais variados partidos do colegiado que integram de fato essa comissão”, disse a relatora.

“Nosso plano de trabalho vai tentar aproximar o máximo possível do sentimento da maioria da CPMI. Faremos um plano de trabalho importante, conciso e focado no objeto principal, que é a investigação acerca dos atos do 8 de janeiro”, afirmou.

Na primeira reunião, no dia 25 de maio, a CPMI escolheu o deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA) como presidente.

O colegiado
A comissão parlamentar mista de inquérito terá 180 dias para apresentar e votar o relatório final. Em seguida, as conclusões, recomendações e eventuais indícios de irregularidades encontrados durante o processo serão encaminhados ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis com base nas conclusões e recomendações da CPMI. A CPI Mista é composta por 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes.

Críticas
A escolha de Eliziane Gama como relatora da CPMI foi alvo de muitas críticas dos parlamentares da oposição. O Senador Marcos do Val escreveu em suas redes sociais: “URGENTE- temos que substituir a senadora Eliziane Gama da relatoria da CPMI. O vídeo deixa claro a parcialidade da relatora. Nas redes sociais dela , ela diz: “…em nome da unidade e do progresso do Maranhão, nesse grande projeto comandado por nosso líder Flávio Dino”.

 


Fonte: Agência Câmara
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Explosão rompe barragem de usina ucraniana, inunda cidade e ameaça maior central nuclear da Europa

A parede de uma grande barragem no sul da Ucrânia que Moscou controla desabou hoje (6), provocando inundações, colocando em risco a maior usina nuclear da Europa e ameaçando o abastecimento de água potável, enquanto os dois lados da guerra corriam para evacuar residentes e culpavam-se mutuamente pela emergência. A […]