Rei Charles III é coroado em cerimônia na Abadia de Westminster

direitaonline



O rei Charles III, da Inglaterra, é coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia conta com a presença de centenas de líderes estrangeiros, entre eles, o Lula (PT).

Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.

O Rei Charles III é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534.

A coroação é conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo. Antes de ler o juramento, o novo rei é ungido com óleos aromáticos.

O rei e a rainha começaram a cerimônia sentados nos Tronos de Estado. As peças foram confeccionadas para a coroação da rainha Elizabeth, em 1953. Artesãos restauraram os móveis para serem usados por Charles e Camilla: eles retiraram a madeira na base com as iniciais de Elizabeth e bordaram o brasão do atual monarca no veludo do encosto. “Eu não venho para ser servido, mas para servir”, diz Rei Charles III no início da cerimônia de coroação na Abadia de Westminster.

 

Para o evento, a segurança foi reforçada, e 30 mil policiais estarão nas ruas de Londres. Confira o momento em que o Rei Charles III recebe a coroa.

 

Camilla foi coroada em seguida. Como seu marido, ela foi ungida com óleo sagrado pelo arcebispo, mas sem um biombo, o que demonstra a natureza diferente de ungir um consorte em comparação com um soberano reinante.


Fontes: Metrópoles; CNN Brasil; Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

TSE dá início à produção de novas urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, na quinta-feira (4), a produção das novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022, na fábrica de urnas, em Ilhéus (BA), para ‘modernizar o sistema de votação’ e substituir os aparelhos até então usados. A previsão é de que sejam produzidos 219.998 equipamentos até fevereiro de […]