Governo federal acaba com empréstimo consignado do BPC

direitaonline
Aplicativo FGTS



O governo Lula (PT) acabou com a modalidade empréstimo consignado vinculado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a pessoas com mais de 65 anos ou a pessoas com deficiência de qualquer idade. Agora, somente quem é aposentado ou pensionista do INSS pode recorrer aos empréstimo bancário nessa condição.

Na mesma medida provisória que ‘recriou’ o Bolsa Família, publicada no dia 3 de março, Lula revogou o consignados aos beneficiários do BPC. Com isso, o INSS publicou portaria que trata da interrupção dos empréstimos e afirmou que as instituições financeiras estão “impedidas de executar novas averbações ou comandos que contemplem as operacionalizações” de empréstimos.

O BPC/Loas é um benefício assistencial de um salário mínimo (R$ 1.302 hoje), criado pela Lei Orgânica de Assistência Social e pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de famílias de baixa renda, mesmo se o cidadão (a) não tiver contribuído com o INSS. As parcelas do empréstimo eram descontadas direto na folha de pagamento.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que o consignado era positivo. “entendemos que consignar o benefício para obter crédito é uma alternativa, com condições acessíveis, para aqueles que mais necessitam de recursos para complementar sua renda”, disse, em nota. Segundo a Febraban, 50% dos que recorreram a esse crédito estavam negativados.

Segundo o INSS, os 4,2 milhões de empréstimos já feitos permanecem com o desconto do consignado no valor do benefício. Apenas novos estão proibidos.

Desde março de 2022, beneficiários do BPC estavam autorizados a comprometer até 40% do benefício com o empréstimo consignado, que tem desconto direto na folha de pagamento. As mudanças faziam parte do ‘Programa Renda e Oportunidade’, pacote de medidas econômicas lançado pelo governo Bolsonaro com o intuito de auxiliar os mais carentes e fomentar intenções de empreendedorismo. Clique AQUI para ser mais sobre as condições para requerer o BPC.

E veja também: Inflação sobe em fevereiro, puxada por alta na Educação. Clique AQUI para ver.


Fonte: Oeste; Folha de SP
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

EX-BBB e deputado Nikolas Ferreira discutem em avião

A ex-BBB Ana Paula Renault provocou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em um voo de avião nesta sexta-feira (10). Em seguida, os dois discutiram dentro da aeronave. Ambos postaram vídeo do caso. Em 2016, Ana Paulo foi expulsa do programa global após ser acusada de agressão. Ela também é […]