O filme Conclave, premiado com o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2025, estreou no Prime Video da Amazon no último dia 16 de abril. Apesar da chegada discreta à plataforma, a obra ganhou grande repercussão nessa segunda-feira (21), após o anúncio da morte do papa Francisco, aos 88 anos.
Segundo dados do Just Watch, site que monitora tendências de streaming, Conclave se tornou o filme mais assistido nas últimas 24 horas no Brasil, ficando atrás apenas da série The Last of Us, da HBO — cujo episódio mais recente também teve forte impacto entre os espectadores ao exibir a morte marcante de um dos protagonistas.
Desde a morte de Francisco, o filme teve um aumento de audiência de 283% no Prime Video e se tornou o longa mais assistido da plataforma, segundo a empresa Luminate. Até o dia 20 de abril, diz o estudo, Conclave somava mais de 1,8 milhão de minutos assistidos. No final desta segunda, já eram mais de 6,9 milhões.
Inspirado no livro homônimo de Robert Harris, o longa mergulha nos bastidores da sucessão papal a partir da perspectiva do decano responsável por conduzir o conclave. À medida que os cardeais elegíveis disputam influência, surgem revelações comprometedores que ameaçam o equilíbrio do processo.
A trama se baseia em relatos reais de especialistas em assuntos do Vaticano e de um cardeal que participou de uma eleição pontifícia. E mais: Jornalista da CNN Turca sente terremoto ao vivo e pede para ligarem para a mãe. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fontes: Veja; Exame)