Quem é o comandante 4 estrelas dos EUA que chega ao Brasil para reunião com Defesa

direitaonline

O almirante Alvin Holsey, comandante do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (Southcom), chega ao Brasil nesta semana para uma série de compromissos com autoridades militares e do governo federal.

De acordo com reportagem do portal Metrópoles, o oficial norte-americano terá uma agenda de três dias na capital brasileira, com reuniões marcadas com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os chefes das três Forças Armadas.

Durante sua estadia, Holsey pretende estreitar laços de cooperação com o Brasil, dando prioridade à atuação conjunta no combate a criminalidade, sobretudo em áreas sensíveis da fronteira compartilhada entre Brasil, Peru e Bolívia.

Esta é a primeira visita de Holsey ao Brasil desde que assumiu o comando do Southcom, em novembro de 2024. Em abril, ele já havia se reunido com o presidente da Argentina, Javier Milei, em Buenos Aires, em outro esforço para fortalecer a presença e a influência dos EUA na América do Sul.

A Casa Branca afirmou que Brasil e Estados Unidos, como “duas das maiores democracias do mundo”, mantêm um compromisso comum com a paz na região, por meio de colaborações nas áreas de defesa, segurança e ações conjuntas com países parceiros.

Baseado em Doral, na região metropolitana de Miami, o Southcom integra o Departamento de Defesa dos EUA e é o responsável pelo planejamento e execução de operações militares, além de iniciativas de segurança voltadas para a América Central e América do Sul.

O comando é formado por militares e civis e reúne representantes das principais forças americanas — Exército, Marinha, Força Aérea, Fuzileiros Navais, Guarda Costeira, além de membros de agências federais dos Estados Unidos.

Perfil
Nome completo: Alvin Holsey
Data de nascimento: 1965
Local de nascimento: Fort Valley, Geórgia, Estados Unidos

O almirante Alvin Holsey é um dos mais altos oficiais da Marinha dos Estados Unidos e, desde 7 de novembro de 2024, ocupa o cargo de comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom) — posto estratégico no Departamento de Defesa responsável por operações militares e de segurança na América Latina e no Caribe.

Formado em Ciência da Computação pelo Morehouse College, em 1988, onde foi comissionado pelo programa NROTC (Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva Naval), Holsey construiu uma trajetória sólida dentro da estrutura naval norte-americana. Obteve, em 1995, o título de mestre em Administração pela Troy State University e, mais tarde, completou sua formação militar no Joint Forces Staff College, em 2010.

Antes de assumir o comando do Southcom, Holsey foi vice-comandante militar da mesma unidade entre 2023 e 2024, após ser promovido a vice-almirante em setembro de 2022. Entre 2021 e 2022, liderou o Comando de Pessoal da Marinha e atuou como Vice-Chefe do Pessoal Naval, responsável por questões administrativas e de recursos humanos da força.

Holsey também acumulou experiência significativa em comando operacional. De 2018 a 2020, liderou o Carrier Strike Group 1, um dos principais grupos de batalha navais dos EUA.

Entre 2013 e 2014, foi comandante do USS Makin Island (LHD-8), o primeiro navio de guerra norte-americano com propulsão elétrica híbrida, onde anteriormente havia atuado como oficial executivo.

Reconhecido por sua competência em gestão de pessoal e operações conjuntas, Holsey ascendeu ao posto de almirante quatro estrelas em julho de 2024, consolidando sua posição como uma das principais lideranças militares dos Estados Unidos no cenário internacional. (Foto: reprodução; Fonte: Metrópoles)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula concede mais alta honraria cultural a Janja

Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi homenageada nesta terça-feira (20) com a Ordem do Mérito Cultural, principal comenda concedida a personalidades que se destacam no incentivo e promoção das artes no país. Janja recebeu a honraria na categoria grã-cruz, a mais elevada da distinção. A cerimônia contou com a […]