Em entrevista à emissora CNN, o cientista político Antônio Lavareda levantou a possibilidade de “subnotificação” na intenção de voto do presidente Jair Bolsonaro (PL) em alguns segmentos da sociedade. A fala foi feita durante participação no quadro Arena Eleições, da CNN, nesta terça-feira (30). “Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade. Esse fenômeno é conhecido como ‘espiral do silêncio’”, afirmou Lavareda.
O cientista político também afirmou: “Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito”. Lavareda ressaltou ainda que durante as entrevistas realizadas pelos institutos de pesquisa, as pessoas se sentem “mais à vontade de confessar em público sua preferência”.
Ainda segundo o entrevistado, o efeito das entrevistas dos candidatos à Presidência, das propagandas eleitorais e do debate deve começar a ser percebido a partir das próximas pesquisas eleitorais. Assista abaixo!