O anunciado ministro das Relações Exteriores de Lula (PT), Mauro Vieira, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14) que o Brasil irá restabelecer as relações com a Venezuela. “O presidente me instruiu a restabelecer as relações com a Venezuela e com o presidente [Nicolás] Maduro a partir do dia 1º”, informou.
Segundo Vieira, já nos primeiros dias de janeiro o Itamaraty irá enviar a Caracas um encarregado de negócios para retomar a posse dos prédios da embaixada e da residência oficial do Brasil no país, e em seguida será indicado um embaixador. A nomeação de embaixadores precisa ser aprovada pelo Congresso.
Ao ser questionado na coletiva se o próximo governo irá rever o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente autodeclarado da Venezuela, o embaixador deixou claro que a embaixada é acreditada “junto ao governo eleito” – ou seja, o governo de Maduro. A embaixadora de Guaidó no Brasil, María Teresa Belandria — que foi reconhecida por Bolsonaro como representante da Venezuela no Brasil, já se prepara para deixar o Brasil.
Mauro Vieiria também foi questionado a respeito da manutenção dos acordos e prazos estipulados pelo governo Bolsonaro para a entrada do Brasil na OCDE. Só isso, o futuro chanceler apenas se resumiu a responder que se trata de um acordo importante e que tudo será “analisado”.
Mauro Vieira tem 71 anos, é diplomata de carreira e ocupou o mesmo cargo de 2015 a 2016, no governo de Dilma Rousseff (PT). Depois, foi representante permanente do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas). Atualmente, é embaixador do Brasil na Croácia. Vieira também foi embaixador nos Estados Unidos, de 2010 a 2015, e na Argentina, de 2004 a 2010. Além da formação pelo Instituto Rio Branco, é bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense.
E veja também: Arthur Lira e Lula negociam cargos para aprovação da ‘PEC da Transição’. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander