O Banco Central da Argentina (BCRA) aprovou, nessa quinta-feira (2), a nova cédula de 2 mil pesos. O papel começará a circular no país vizinho nos próximos meses. A nova nota terá imagens de Ramón Carrillo e Cecilia Grierson, dois históricos médicos argentinos. O valor é equivalente a R$ 54.
“Enquanto avança o processo de digitalização dos pagamentos, esta cédula de maior valor melhorará o funcionamento dos caixas eletrônicos e, ao mesmo tempo, otimizará a transferência de dinheiro”, informou o BCRA.
O outro lado terá a ilustração do prédio do Instituto Nacional de Microbiologia Dr. Carlos Malbrán, uma das principais instituições de pesquisa e produção de vacinas da Argentina. Em junho de 2022, a Argentina já havia anunciado o lançamento de uma nova família de cédulas. As notas, que homenageiam o papel da mulher na história nacional, substituíram ilustrações da fauna local.
O papel de maior valor emitido atualmente é de 1.000 pesos, que perdeu poder de compra por causa da alta da inflação no país. A inflação oficial anual da Argentina terminou 2022 em 94,8%. Essa é a inflação mais alta do país desde outubro de 1991, quando a taxa anual ficou em 102,4%.
A aprovação do diretório do Banco Central ocorreu depois de pressão para emissão de notas de maior valor. Há algumas semanas, a Federação de Comércio e Indústria da cidade de Buenos Aires (Fecoba) expressou sua “preocupação com a quantidade de cédulas circulando”, ressaltando que o transporte gera gastos e situações de insegurança”.
O pedido ao governo foi feito durante encontro dos representantes da federação, no qual manifestaram “a complexidade enfrentada pelo comércio na administração de um volume cada vez maior de cédulas”. E veja também: Fala de Lula sobre BC derruba bolsa e sobe o dólar novamente. Clique AQUI para ver.