O presidente do Banco Central, Campos Neto, participa nesta terça-feira (25) de audiência pública no Senado para debate sobre a taxa de juros no Brasil. O executivo comparece após um ‘convite formal’ pelos parlamentares, em meio às acusações do governo petista a respeito da taxa de juros no Brasil. Atualmente, aTaxa Selic está em 13,75%.
Um dos momentos mais ‘pitorescos’ da sabatina foi a participação do senador Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, que levou uma lousa para tentar explicar ao chefe do BC sua teoria para que os juros no Brasil fossem menores do que o atual patamar.
Durante sua ‘apresentação’, Cid também falou sobre taxa de juros nos Estados Unidos para compará-la com a brasileira e quis saber de Neto por que a ‘Selic’ não poderia estar no mesmo nível da americana. Ao responder Cid, Campos Neto deu uma aula (sem lousa) para explicar, ponto a ponto, a diferença entre os dois países.
E Cid ainda foi mais longe e sugeriu a Campos que abrisse mão do mandato e pedisse demissão. “Pegue o seu bonezinho e peça para sair”, disse o senador pelo Ceará, lembrando a clássica cena do seriado Chaves, em que o protagonista diz ‘que burro, da zero pra ele’ ao ironizar um colega que havia acertado a resposta. Assista tudo abaixo!
.@senadorcidgomes explica a Roberto Campos Neto que, se o Brasil fosse os EUA, tudo seria diferente. https://t.co/v6TffnsLMB pic.twitter.com/pzQrr6T8o4
— O Antagonista (@o_antagonista) April 25, 2023
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, explica para o senador Cid Gomes (PDT) o motivo pelo qual o Brasil não poder ter a mesma taxa de juros dos EUA. Nesta terça-feira (25), Campos Neto participa de uma em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. pic.twitter.com/gE7Um4Ap8t
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) April 25, 2023