Câmara dos Deputados volta a debater hoje (4) implantação do semipresidencialismo no Brasil

direitaonline


O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que discute temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista realiza audiência pública, nesta quarta-feira (4), para debater o andamento dos trabalhos com o conselho consultivo do GT, formado pelo ex-presidente Michel Temer e pelos ex-ministros do STF Ellen Gracie e Nelson Jobim (coordenador), entre outros.

O grupo de trabalho foi criado em março deste ano pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para debater o semipresidencialismo – sistema de governo no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Na prática, quem comanda os destinos da Nação é o primeiro-ministro.

Diferentemente da Monarquia, o sistema semipresidencial não possui a figura do Rei ou Imperador como “Poder Moderador” com possibilidade de dissolver a Câmara, o Senado ou Supremo. A Monarquia é o modelo político do Reino Unido, Canadá, França, Mônaco, Japão, Austrália, Espanha, Holanda, Bélgica, entre outros. Já o semipresidencialismo é adotado por países como França, Portugal, Ucrânia, Egito, Cabo Verde, Argelia, entre outros.

O grupo é coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e tem 120 dias para concluir os trabalhos, contados a partir de sua criação. Além de Moreira, outros nove deputados integram o colegiado.

E veja também: Empresa ligada à cantora Daniela Mercury recebe R$100 mil da prefeitura de SP para show em evento de centrais sindicais. Clique aqui para ver.


Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie

Fontes: Câmara dos Deputados | Foto: Câmara dos Deputados
Gostou? Compartilhe!
Next Post

Alexandre Garcia: “Senado convoca Mc Donald´s e Burguer King, mas não consegue convocar Ministros do STF”

Sim, no mesmo dia em que o Senado do Brasil convoca representantes do Mc Donald´s e do Burguer King para explicarem os lanches que não possuem ingredientes informados no nome (Mc Picanha e Whooper Costela), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, rejeita votar o convite dos Senadores a ministros do […]