Brasileira é destaque em Harvard

direitaonline

A goiana Sarah Aguiar Monteiro Borges acaba de concluir sua graduação em Psicologia na renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como bolsista — e saiu de lá fazendo história.

Ela não só finalizou o curso com nota máxima, mas também se tornou a primeira brasileira a receber o Sophia Freund Prize, distinção concedida ao estudante com o desempenho acadêmico mais alto da turma, e com a honra de summa cum laude, o nível mais elevado de reconhecimento universitário.

Esse título é concedido apenas a quem atinge um grau de excelência raro em universidades norte-americanas, sobretudo em instituições seletivas como Harvard. É necessário manter uma média (GPA) quase perfeita ao longo de toda a formação.

Em sua conta nas redes sociais, Sarah escreveu: “Meu eu de 17 anos, que sequer tinha escrito uma redação em inglês, jamais imaginaria um dia se formar em Harvard com a maior nota da turma.”

De acordo com comunicado oficial da universidade, Sarah integra um seleto grupo de 54 estudantes que receberam o prêmio em sua turma de quase dois mil formandos. Além do reconhecimento, os laureados também recebem um valor simbólico de US$ 1.000 (cerca de R$ 5.500).

Agora, Sarah já se prepara para mais um passo acadêmico: ela foi aprovada com bolsa em um dos doutorados mais concorridos do mundo, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde se dedicará ao estudo da Psiquiatria.

Em uma reflexão emocionada sobre sua trajetória, a jovem afirmou: “Depois de quatro anos que transformaram minha vida de formas que ainda não posso entender, saio com a convicção reforçada no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) — e na importância de mantê-las abertas para todos.”

Filha de Goiânia, Sarah destacou que cresceu percebendo como questões sociais e estruturais influenciam o sofrimento mental e como essas realidades a impulsionaram academicamente.

Ela acrescenta: “Como a primeira do meu estado a estudar em Harvard College, e agora a primeira bolsista Gates Cambridge, sinto uma forte responsabilidade de usar minhas oportunidades para melhorar o bem-estar daqueles que frequentemente são deixados de fora da pesquisa e da política.”

Sarah encerra essa etapa de sua vida com uma mensagem inspiradora: “Depois de muitas aventuras inesperadas”, finalizo esse ciclo como comecei: “com sonhos esperançosos de contribuir para um futuro melhor em tempos tão conturbados, e uma verdadeira paixão por essa busca linda (e difícil!) pelo conhecimento.”

E mais:
Apoie nosso trabalho!

A estratégia de Bolsonaro para ‘turbinar’ o Senado em 2026

O almoço no Supremo que vai definir regulação das Big Techs

A ideia genial do tenista conhecido por quebrar raquetes

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Anatel faz operação contra impressoras 3D não homologadas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma ação inédita de fiscalização em Itajaí (SC) e determinou a suspensão da venda de impressoras 3D com placas de comunicação sem fio que não tinham homologação. A operação ocorreu no último dia 17 e resultou no bloqueio de produtos avaliados em cerca […]