O presidente Bolsonaro anunciou que o governo federal vai reduzir impostos de suplementos alimentares como o Whey Protein e a albumina. No caso da proteína (Whey), a redução foi total, passando de 11% para nenhum tributo. Já na albumina, o tributo cai de 11% para 4%.
Também ganharam o benefício equipamentos de segurança para motociclistas, como coletes e jaquetas infláveis, acessórios que “atualmente custam em torno de R$4 mil”, disse ele na transmissão ao vivo que faz às quintas-feiras. No caso dos equipamentos de segurança a redução também foi total.
Na transmissão, o presidente comentou que a eventual perda de arrecadação com impostos nos produtos de segurança para motos deve ser compensada com diminuição de custos no SUS com atendimentos para vítimas de acidentes com motocicletas. Assista na live a partir desse trecho.
Já em suas redes sociais, o presidente anunciou a redução usando uma imagem de fisiculturista em competição usando o número 22. Confira mais abaixo! E na mesma postagem, Bolsonaro explicou “por que (o governo) não anuncia redução sobre alimentos?”, critica que geralmente é feita por críticos em qualquer notícia sobre redução de impostos.
“Por que já anunciamos há meses! Os impostos sobre itens da cesta básica têm sido reduzidos e zerados continuamente desde 2020 para combater os efeitos do “fica em casa que a economia vê depois” e da guerra”.
Bolsonaro também citou alguns exemplos de produtos alimentícios que já foram beneficiados com redução de tributos federais: “Carne bovina; carne de frango; farinha de trigo; café; margarina; óleo de soja; macarrão; bolachas e biscoitos; produtos de padaria e pastelaria; açúcar e muitos outros já foram incluídos em reduções passadas, assim como medicamentos, combustíveis, energia e o gás de cozinha”.
– O Governo Federal zerou imposto de importação de suplementos alimentares, como whey protein, creatina, BCAA e multivitamínicos, e diversos itens de nutrição esportiva, além de reduzir de 11,2 pra 4% os impostos para diversos outros itens, como proteínas lácteas e Albumina.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 19, 2022