Volume de vendas no comércio recua 1% em maio

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As vendas no comércio varejista no país caíram 1% na passagem de abril para maio. Dessa forma, o acumulado no ano chegou a 1,3% enquanto nos últimos 12 meses ficou em 0,8%. Já na comparação interanual, o comércio também caiu 1,0% frente a maio de 2022, marcando a primeira taxa negativa após nove meses de altas. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na sexta (14) pelo IBGE.

Na analise das oito atividades pesquisadas, quatro marcaram taxas positivas e quatro negativas. Entre as que registraram queda, destaque para o setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 3,2% após apresentar crescimento de 3,6% em abril.

“Este é um setor que representa mais de 50% da fatia de todas as informações coletadas pela PMC.”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

 

 

Também houve recuo em outras três atividades: tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e móveis e eletrodomésticos (-0,7%). Cristiano explica que esses três setores têm sido afetados pela redução de lojas físicas de grandes cadeias. E que nem o dia das mães, data que costuma aquecer o comércio em maio, conseguiu reverter o efeito.

Já entre as altas, destaque para o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com de 2,3% em maio. “Embora venham de sucessivos crescimentos, as vendas nessa atividade aceleraram no mês, provavelmente impactadas pelo dia das mães”, explica Santos. As demais três atividades que apresentaram taxas positivas no mês foram: livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas também apresentou queda em maio: 1,1%. A atividade de veículos e motos, partes e peças cresceu 2,1%, enquanto o setor de material de construção teve queda de 0,9%. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Já no confronto contra maio de 2022, o crescimento é de 3% quinto mês consecutivo de variações positivas. O comercio varejista ampliado acumula alta de 3,1% no ano. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação é de 0,2%.

Vendas recuam em 23 Unidades da Federação em relação a abril
Na análise regional, o comércio varejista apresentou resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação na passagem de abril para maio, com destaque para as quedas em Alagoas (-5,9%), Rondônia (-5,3%) e Paraíba (-4,6%). As altas ficaram entre Tocantins (1,8%), Maranhão (0,4%) e Minas Gerais (0,4%), já que o Amazonas apresentou estabilidade (0,0%).

Ainda na mesma comparação, o comércio varejista ampliado teve recuo em 22 das 27 UFs, com destaque para Mato Grosso do Sul (-7,0%), Maranhão (-4,8%) e Minas Gerais (-4,7%). No lado das altas, destacam-se o Pará (5,8%), o Ceará (2,3%) e o Amazonas (1,9%).

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Fonte, foto e gráfico: IBGE

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