O presidente Jair Bolsonaro respondeu, nesta quinta-feira (28), a mais uma provocação do ator americano Leonardo Di Caprio. Isso porque na terça-feira (26), apesar de pouca repercussão no Brasil, Di Caprio postou novamente a respeito das “queimadas na Amazônica”: Escreveu o artista: “Quão extenso é o desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem? De acordo com este mapa do Mapa Biomas, a região tem enfrentado um ataque de desmatamento ilegal nas mãos da indústria extrativa nos últimos 3 anos”.
Hoje (28) de madrugada, o presidente Jnão deixou a postagem passar sem uma resposta. Compartilhando a postagem do americano e respondendo em inglês, o perfil de Bolsonaro escreveu:
1. Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral. Eu poderia dizer a você, de novo, para desistir de seu iate poluidor antes de dar lição ao mundo, mas eu conheço os progressistas: querem mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo, então vou relevar.
2. Cá entre nós, é estranho ver um cara que finge amar o Planeta não dar a mesma atenção aos incêndios que prejudicam a Europa e seu próprio país. Fica parecendo que você é obcecado pelo Brasil (ou nossos recursos) ou que acha que somos o único país na Terra.
3. Mas não se preocupe, Léo, ao contrário dos lugares para os quais você fazer um brilhante papel de cego, o Brasil é e continuará sendo a nação que mais preserva no mundo. Você pode seguir brincando com seus amigos famosos de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho.
4. Na verdade, no meu governo o desmatamento médio é bem menor do que era no passado, quando o condenado que sua amiga apoia e que virou candidato estava no poder.
5. Está claro que todos que atacam o Brasil e sua soberania para sinalizar virtude não têm a menor ideia do assunto. Eles não sabem, por exemplo, que preservamos mais de 80% de nossa vegetação nativa, nem que temos a energia mais limpa entre as nações do G20.
6. Também está claro que você não sabe que meu governo anunciou um novo compromisso para erradicar o desmatamento ilegal até 2028, e não até 2030 como a maioria dos países. Ou talvez você saiba disso, mas por algum motivo finge ser ignorante. Espero que este papel não dure muito.
7. Se for possível, adoraríamos vê-lo parar de espalhar desinformação. No passado recente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi desmascarado, mas eu te perdoei. Então, por favor, ‘vá e não peque mais’.
8. A propósito, o que está achando do crescimento do mercado de carvão na Europa? E a Greta Timberlake, você sabe o que ela tem feito ultimamente e o que ela tem a dizer sobre isso? Se eu estivesse fazendo um churrasco na minha casa, tenho certeza que ela já estaria gritando “Como você se atreve?”.
– You again, Leo? This way, you will become my best electoral cable, as we say in Brazil! I could tell you, again, to give up your yacht before lecturing the world, but I know progressives: you want to change the entire world but never yourselves, so I will let you off the hook. https://t.co/FxCnqhFv6D
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 28, 2022