Bolsonaro cria programa ‘Voo Simples’ para desburocratizar setor aéreo

direitaonline



O Governo Bolsonaro publicou a Medida Provisória nº 1.089/2021 que reúne 69 iniciativas para atualizar e reduzir a burocracia de processos e procedimentos do setor aéreo. A nova MP faz parte do programa Voo Simples.

O foco da proposta é o aumento da eficiência na prestação de serviços, a redução do peso do Estado sobre o setor e o desenvolvimento da aviação civil. Mais de 90% das ações já foram iniciados ou concluídos.

Além da simplificação de normas, o Voo Simples garante o alinhamento às regras internacionais, o aumento da conectividade e o incentivo à criação de um novo ambiente de negócios, com altos níveis de segurança exigidos.

O aumento na eficiência será garantido com a incorporação de novas tecnologias, transformação digital, liberdade para a inovação e criação de modelos de negócios no modal aéreo.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vários procedimentos alterados eram das décadas de 70 e 80 e estavam defasados. Além de revogar e revisar dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e de outras leis do setor, a medida cria uma nova tabela para a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil, com valores ajustados de acordo com o porte das empresas e complexidade do serviço prestado.

A revisão das taxas, segundo a agência, vai deixar a cobrança mais justa. Como exemplo, a Anac cita a certificação concedida a balões. Antes, o custo para obter a certificação seria de R$ 900 mil. Com a MP, a agência estima o custo máximo de R$ 20 mil.

Além disso, o texto extingue a necessidade de contratos de concessão de empresas aéreas, dispensa as empresas de fazer a revalidação da outorga a cada cinco anos, acaba com a obrigatoriedade de autorização prévia para a construção de aeródromos e simplifica o aceite de certificações de autoridades estrangeiras para aeronaves importadas. O texto também simplifica o cadastro de aeronaves menos complexas.

Nas redes sociais, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, subordinada ao Ministério da Infraestrutura, divulgou a novidade. Confira abaixo.

 

E veja também: Após JN atacar Bolsonaro, patriotas bombam hastag: “Cala a boca, Bonner”. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
0️⃣4⃣
https://chat.whatsapp.com/DrJ5OU89cMfFp5kZjgLt82

Fonte: SECOM; Agência Senado

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro e Michelle fazem lindo discurso pelo Brasil em culto evangélico

O presidente Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fizeram um lindo discurso durante culto evangélico na igreja Sara Nossa Terra, em Brasília, na noite dessa sexta-feira (7). O chefe do executivo foi o primeiro a falar. Em seguida, foi a vez de Michelle de se direcionar ao público. Confira no […]