O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disparou críticas contra a candidatura de Marcos Pontes (PL-SP) à presidência do Senado, durante entrevista ao canal AuriVerde no YouTube, nessa segunda-feira (20).
Para Bolsonaro, a movimentação do atual senador e ex-ministro é “lamentável”. A bancada liderada por Bolsonaro no Senado no Senado, seguindo a orientação do ex-presidente, apoia a candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o comando da Casa. Já o PL deverá indicar um nome para a vice-presidência.
Bolsonaro expressou frustração ao relembrar seu apoio a Marcos Pontes nas eleições, questionando o retorno que obteve por sua decisão. “Eu elegi você em São Paulo. Deixei de lado lá o meu amigo Marco Feliciano, com uma dor no coração enorme. Deixei de lado o [deputado] Marco Feliciano [PL-SP] para te apoiar ao Senado e esse é o pagamento?”, disse Bolsonaro, fazendo referência ao apoio dispensado a Pontes.
Sobre a candidatura à presidência do Senado, o ex-presidente não poupou palavras e afirmou que a chance de Pontes vencer era improvável.
“Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você. Mas eu lamento você estar nessa situação, porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto e se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor que outras aí, nós vamos ficar sem comissões”, declarou Bolsonaro.
Além disso, Bolsonaro deixou claro que o foco de sua estratégia é fortalecer o Senado para as eleições de 2026, posicionando-se contra ações que possam enfraquecer a representação do PL na Casa.
“Agora, pega mal para todos nós, né? Boa sorte a você, mas não é um trabalho em equipe. Estamos de olho em 2026, fortalecer o Senado Federal. Você tem votado conosco sem problema nenhum, mas esse momento, agora, é outro momento, mudou o clima. Olha o que nós estamos passando, o que nós estamos sofrendo”, afirmou o ex-presidente.
Em outro momento da entrevista, Bolsonaro enfatizou a necessidade de “compor” para que o PL consiga ocupar cargos significativos na Mesa Diretora do Senado, o que garantiria maior influência nas discussões da Casa.
O ex-presidente recordou a eleição anterior, quando o PL ficou sem cargos na Mesa após não apoiar Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência.
“A única forma de nós sermos algo dentro do Senado e não sermos zumbis como somos hoje é não tendo um candidato. Se não conseguimos ganhar com o Rogério Marinho [PL-RN], que é um baita articulador, não vai ser com você agora”, completou Bolsonaro, referindo-se diretamente a Marcos Pontes.
Nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro endossou as críticas do ex-presidente. Queria ver o presidente pisando na Nasa e falando para o Marcos Pontes: “deixa que aqui quem conhece eu”. Temos a sorte de ter uma pessoa igual ao Jair Bolsonaro, com 34 anos de experiência na política, mas insistem em não ouvi-lo.”.
Queria ver o presidente pisando na Nasa e falando para o Marcos Pontes: "deixa que aqui quem conhece eu".
Temos a sorte de ter uma pessoa igual ao @jairbolsonaro com 34 anos de experiência na política, mas insistem em não ouvi-lo. https://t.co/CJhBOXsyvU
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 21, 2025
O deputado federal Mario Frias, ex-secretário da Cultura, também criticou o colega de partido. “O vídeo do Presidente Bolsonaro sobre o Marcos Pontes reflete o cansaço dele com todos que subiram na vida nas costas dele e não cansam de sacanea-lo. Marcos Pontes passou os dois últimos anos debatendo todas as coisas importantes do país, a exemplo de como construir foguetes e sobre a existência de alienígenas no espaço. Ao que parece, agora, ele resolveu voltar para o planeta Terra e, como primeira medida, vai bancar a virgem no puteiro, fazendo firula inútil para a plateia enquanto atrapalha ganhos reais. E todos que se calam com isso, ao invés de reforçar que ponto do Bolsonaro, para não ficar mal na foto, são igualmente sacanas.” Clique AQUI para apoiar nosso trabalho! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)
O vídeo do Presidente Bolsonaro sobre o Marcos Pontes reflete o cansaço dele com todos que subiram na vida nas costas dele e não cansam de sacanea-lo. Marcos Pontes passou os dois últimos anos debatendo todas as coisas importantes do país, a exemplo de como construir foguetes e…
— MarioFrias (@mfriasoficial) January 20, 2025