Uma falha significativa no fornecimento de energia elétrica afetou diversas regiões de Portugal e da Espanha, causando grandes transtornos e deixando o tráfego e os serviços públicos em caos.
Segundo a REN, operadora elétrica de Portugal, o apagão foi resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, desencadeada por um fenômeno atmosférico raro, denominado “vibração atmosférica induzida”.
Este fenômeno envolve oscilações nas camadas da atmosfera, provocadas por perturbações externas, como tempestades, ventos fortes, ou até mesmo atividades humanas, como explosões e o movimento de aeronaves supersônicas. Não há nenhuma informação sobre o que exatamente teria provocado o fenômeno. A operadora espanhola ainda não se pronunciou sobre a declaração da REN.
Essas vibrações podem interferir na propagação de ondas acústicas e atmosféricas, afetando a estabilidade de sistemas, como o fornecimento de energia elétrica. Em um caso prático, o comportamento dos aviões supersônicos ao cruzar a barreira do som gera uma onda de choque, o que pode resultar em vibrações atmosféricas de grande alcance.
A falha no fornecimento de energia deixou partes de Portugal e Espanha sem eletricidade, prejudicando o funcionamento de semáforos, afetando aeroportos e interrompendo o tráfego ferroviário.
🚨 Imagens do centro de Madrid, onde o trânsito se tornou caótico após semáforos pararem de funcionar com o apagão
❗️ Diversos países europeus também foram afetados: https://t.co/RAqU3JG7RJ pic.twitter.com/6xYQliCAb0
— RT Brasil (@rtnoticias_br) April 28, 2025
A operadora espanhola Red Eléctrica anunciou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia, e garantiu que “todos os recursos estão sendo dedicados à solução”. Apesar disso, ainda não há previsão para a total normalização do serviço, com a estimativa de que o restabelecimento da energia pode levar entre seis e dez horas.
Os efeitos do apagão foram sentidos principalmente no trânsito, como em Madri, onde o caos tomou conta das ruas. “Eu estava dirigindo e, de repente, não havia semáforos… Era uma espécie de selva”, relatou Luis Ibáñez Jiménez, um motorista, à CNN. No metrô, passageiros foram retirados à força, e no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, turistas ficaram em longas filas no escuro, sem ar-condicionado ou água encanada.
A E-Redes, responsável pelo fornecimento de eletricidade em Portugal continental, também se pronunciou, afirmando que está trabalhando para restaurar a conexão. A situação gerou preocupação em várias partes da Europa, com outros países, como França, Alemanha, Países Baixos e Suécia, também reportando falhas no fornecimento de energia.
Marçal Oliveira, um brasileiro residente no Porto, relatou à CNN o impacto direto do apagão: “Fui ao supermercado e não estão aceitando cartão. A gente precisa de dinheiro para tudo basicamente. Alguns mercados inclusive estão fechados”. A falta de informações devido ao apagão e a ausência de geradores nas residências têm gerado ainda mais incertezas entre os afetados.
A situação segue em desenvolvimento, e autoridades locais estão recomendando que as pessoas evitem viagens desnecessárias e tomem precauções adicionais nas estradas. E mais: Alcolumbre cobra “fatura” de Lula para barrar PL da Anistia, revela Estadão. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN Brasil)