Na quarta-feira, 30 de agosto, durante a madrugada, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Mário Ferroni faleceu em Cascavel, no Paraná, aos notáveis 104 anos de idade.
A causa de seu falecimento não foi divulgada publicamente. Ferroni ficou conhecido por sua participação na histórica batalha de Monte Castello, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na época em que integrou as fileiras da FEB na Itália, Mário Ferroni tinha apenas 24 anos.
Com pesar comunicamos o falecimento do Sr. Mário Ferrone, veterano da FEB.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares do herói.
Muito obrigado, Sr. Mário pelo sua atuação em defesa da Pátria.
Reagrupar no céu, camaradas!!!
🚬🐍#Luto#Pracinhas #SegundaGuerraMundial… pic.twitter.com/uyEfAOsnMu
— FEB – Força Expedicionária Brasileira (@feb_brasil) August 30, 2023
A batalha de Monte Castello, que culminou na vitória das forças Aliadas, perdurou por três longos meses, chegando ao seu desfecho em fevereiro de 1945.
A Câmara de Vereadores da cidade onde residia o veterano informou que ele era membro do grupamento sob o comando do general de divisão João Batista Mascarenhas de Morais.
De acordo com informações do portal de notícias G1, Mário Ferroni originava-se do município de Campos Novos, em Santa Catarina, e posteriormente se mudou para o estado do Paraná nos anos 1950.
No ano anterior ao seu falecimento, Mário Ferroni foi honrado com a Medalha Tributo à FEB, uma distinção que visa perpetuar a memória dos indivíduos que desempenharam um papel fundamental na divulgação das façanhas e da memória da Força Expedicionária Brasileira.
Mário Ferroni se destacou como um dos muitos bravos expedicionários brasileiros que combateram no conflito armado que marcou o século XX, lado a lado com as forças Aliadas.
Araguari-MG
De acordo com o perfil oficial da FEB (Força Expedicionária Brasileira), na quinta-feira (31) também faleceu Marinho Teodoro da Silva, último ex-combatente da II Guerra Mundial daquela cidade.
Natural de Anhanguera, Goiás, Marinho chegou a Araguari em 1923. Foi convocado em 10 de dezembro de 1942, no 6º Batalhão de Caçadores da 3ª Brigada de Infantaria.
Deslocou-se de sua sede por ordem do Escalão Superior para o cumprimento do efetivo de vigilância e segurança do litoral de Santos a Iguape tendo participado efetivamente de operações bélicas no período de 10 de dezembro de 1942 a 9 de abril de 1945.
Araguari-MG perde seu último ex-combatente da II Guerra Mundial
O 2° Batalhão Ferroviário “Batalhão Mauá” informa com profundo pesar, o falecimento do Ex-
combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), MARINHO TEODORO DA SILVA,
em Araguari, Minas Gerais.O Ex-Combatente… pic.twitter.com/3VApqykwcX
— FEB – Força Expedicionária Brasileira (@feb_brasil) September 1, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander