O senador Davi Alcolumbre (União-AP), favorito para assumir a presidência do Senado no próximo ano, garantiu à bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) que não pautará processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), uma das principais bandeiras dos conservadores e liberais na Casa.
A promessa foi feita durante conversas com os parlamentares petistas, que têm como principal preocupação a condução das pautas no Senado.
O senador Humberto Costa (PT-PE) detalhou ao Metrópoles que a bancada quer evitar que projetos da ‘extrema-direita’, especialmente sobre o STF, avancem no Senado.
Segundo Costa, um dos questionamentos feitos a Alcolumbre foi justamente sobre sua postura caso chegassem pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. Alcolumbre teria sido claro ao afirmar que essa pauta não será levada adiante sob sua presidência.
Além dessa questão, o PT está nos últimos estágios de negociações para formalizar o apoio à candidatura de Alcolumbre. Entretanto, o partido exige espaço na Mesa Diretora do Senado, pleiteando a vice-presidência e a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Esses cargos, no entanto, já foram prometidos ao PL e ao MDB. Costa manifestou insatisfação com a distribuição de cargos e afirmou que, caso os acordos não mudem, a bancada petista não aceitará esse arranjo facilmente.
Alcolumbre também se posicionou contra iniciativas na Câmara dos Deputados que questionam a autoridade do STF, como propostas sobre a extensão de mandatos e decisões monocráticas. Ele reforçou que esse tipo de debate não está entre os temas que deseja tratar no Senado, apontando que a regulamentação do Supremo sobre essas questões já está em vigor. Assista abaixo!