Advogado de Mauro Cid esclarece declaração sobre plano envolvendo Bolsonaro

direitaonline



O advogado Cezar Bittencourt, que representa Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, gerou polêmica hoje (22) ao afirmar inicialmente que o ex-presidente sabia de um suposto “plano de execução” envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.



Contudo, minutos depois, durante entrevista ao Estúdio I, da GloboNews, negou ter usado o termo no sentido de “plano de morte” e esclarecendo suas declarações.

Afirmativa inicial
Na entrevista conduzida por Andréia Sadi, Bittencourt confirmou que Mauro Cid havia informado, em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes no STF, que Bolsonaro tinha ciência dos planos. “Confirma que sabia, sim. Na verdade, o presidente de então sabia tudo, comandava essa organização”, declarou inicialmente.



Ele explicou que Cid, na condição de assessor, acompanhava as reuniões e reportava os fatos ao ex-presidente, sugerindo que Bolsonaro teria um papel central nos acontecimentos.

Explicações
Após uma interrupção técnica na conexão da entrevista, o advogado retomou o contato e fez uma retificação. “Eu não disse que Bolsonaro sabia de tudo. Até porque o ‘tudo’ é muita coisa, né. Alguma coisa, evidentemente, ele tinha conhecimento. (…) Eu não falei plano de morte, plano de execução como sendo o plano de morte. Falei da execução do plano pensado, imaginado, desenvolvido, nesse sentido.”



Segundo Bittencourt, a expressão “plano de execução” referia-se à execução de ações deliberadas no contexto do suposto golpe, e não a um plano para eliminar fisicamente os alvos mencionados.

Reuniões e depoimentos
Questionado sobre reuniões realizadas em 2022, incluindo uma supostamente na casa do general Braga Netto, onde planos teriam sido discutidos, Bittencourt disse que Mauro Cid confirmou a realização desses encontros e relatou os participantes. No entanto, o advogado ressaltou que seu cliente não possui detalhes sobre o conteúdo dessas discussões.



“O que ele confirmou [nos depoimentos] foi que as reuniões foram realizadas e com quem foram realizadas”, afirmou. Ele acrescentou que o depoimento de quinta-feira (21) encerra essa etapa da investigação, e a próxima fase será a análise e denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Assista a seguir!

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Jojo Todynho é contratada pelas Lojas Havan

Jojo Todynho, cantora e influenciadora conhecida por sua personalidade irreverente e por vencer o reality show A Fazenda em 2020, foi contratada para estrelar o comercial de Black Friday da Havan. A parceria foi anunciada pelo dono da rede varejista, Luciano Hang, que celebrou a contratação nas redes sociais. “Seja […]