O famoso “cachorro caramelo”, símbolo dos vira-latas brasileiros, virou estrela internacional. A campanha Pedigree Caramelo, criada pela agência AlmapBBDO, foi premiada com um Leão de Ouro na categoria Creative Strategy do Cannes Lions, maior festival de publicidade e criatividade do mundo, realizado na França.
A iniciativa da marca Pedigree, da empresa Mars, tem como objetivo incentivar a adoção responsável de cães sem raça definida (SRD). Usando o bom humor e o apelo emocional, a campanha destaca o vira-lata caramelo como um verdadeiro ícone nacional, presente em todos os cantos do Brasil.
Além do Ouro, a campanha já havia conquistado um Leão de Prata na categoria Direct e um de Bronze em Social & Creator. Agora, ela também é a única representante brasileira finalista da categoria Titanium, que reconhece as ideias mais inovadoras e impactantes de todo o festival.
Nesta quarta-feira (19), foram anunciados os vencedores de sete categorias do Cannes Lions. As agências brasileiras levaram 22 troféus: 4 de Ouro, 8 de Prata e 10 de Bronze. Outro destaque foi a campanha Recipe for Growth, da DM9 para o iFood, que venceu Ouro em Creative Commerce e Bronze em Business Transformation.
Com esses resultados, o Brasil já soma 96 Leões na edição deste ano do festival — superando os 92 conquistados em 2023. Até agora, são 4 Grand Prix (o maior prêmio de cada categoria), 17 Ouros, 33 Pratas e 42 Bronzes. O recorde nacional é de 115 troféus, registrado em 2013.
Participar do festival, no entanto, exige investimento alto. Só em inscrições, as agências brasileiras gastaram mais de R$ 16 milhões neste ano. Quase 27 mil campanhas disputam os prêmios em Cannes, sendo mais de 2.700 brasileiras.
O Brasil também foi homenageado como Creative Country of the Year (País Criativo do Ano), um reconhecimento especial à relevância da criatividade brasileira no cenário internacional.
O Cannes Lions termina nesta quinta-feira (20), com o anúncio dos últimos prêmios — incluindo a categoria Film, considerada a mais prestigiada do festival. Oito campanhas brasileiras estão entre as finalistas. (Foto: Divulgação; Fonte: UOL)
Apoie nosso trabalho!
Lula sobre alta do IOF: ‘é só um pouquinho’
Lula sobre alta do IOF: ‘é só um pouquinho; não tem nada demais’
Moraes manda prender novamente condenado por quebrar relógio no ‘8 de Janeiro’
As 50 mulheres mais ricas do mundo que construíram suas fortunas