Elon Musk, fundador da Neuralink, revelou hoje (20) que o primeiro paciente humano a receber um implante cerebral da empresa conseguiu controlar um mouse apenas com o poder de seus pensamentos. “O progresso é bom, e o paciente parece ter se recuperado completamente, sem efeitos colaterais que estamos cientes. O paciente é capaz de mover um mouse pela tela apenas pensando”, afirmou Musk durante uma transmissão no Spaces, plataforma de mídia social da X, antigo Twitter.
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024
Musk também destacou que o objetivo da Neuralink é maximizar a capacidade do paciente de realizar cliques no mouse por meio do implante.
O procedimento, realizado com sucesso no mês passado, foi autorizado após aprovação para testes em humanos em setembro de 2023. Utilizando uma técnica de interface cérebro-máquina, a Neuralink implantou o chip cirurgicamente em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento. O objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou um teclado de computador apenas com o poder da mente.
Elon Musk tem grandes planos para a Neuralink, vislumbrando a possibilidade de inserções cirúrgicas rápidas para tratar condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
Avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, a Neuralink utiliza chips tão pequenos e sensíveis que requerem o uso de um robô para implantação, devido à sua delicadeza.
O dispositivo contém mais de mil eletrodos, visando neurônios individuais para proporcionar um maior grau de precisão, diferenciando-se da concorrência que se concentra em sinais de grupos de neurônios. Se bem-sucedido, isso pode representar um avanço significativo no campo da interface cérebro-máquina. E mais: Ministro de Israel volta a cobrar Lula por desculpas: “como ousa?!; milhões estão esperando!”. Clique AQUI para ver.