PL não enviará representante para inspeção de código-fonte de urna eletrônica

direitaonline
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica



A inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições municipais deste ano, iniciada há quatro meses, registrou apenas um partido interessado até o momento: o União Brasil.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, não designou nenhum representante até o momento. O prazo para a inspeção se encerrar em setembro.

Antes de cada pleito, a Justiça Eleitoral convida entidades fiscalizadoras para participar da inspeção do código-fonte, o qual detalha o funcionamento das urnas eletrônicas.

Desde 4 de outubro do ano passado, a fiscalização das eleições municipais de 2024 está disponível. Além do União Brasil, a ‘Sociedade Brasileira de Computação’ e o ‘Senado Federal’ já enviaram representantes.

Questionado pelo jornal O Globo, o PL afirmou que não solicitará a inspeção das urnas e declarou que ‘esse assunto está encerrado’ para o partido.

Os representantes do União Brasil, porém, realizaram a inspeção em nome do partido em 10 de fevereiro. O Senado, por sua vez, enviou representantes para análise do código-fonte nesta terça-feira (20). A Sociedade Brasileira de Computação também já conduziu a fiscalização.

‘Rute da Cruz Pessoa, do Departamento de Filiação do União Brasil, ressaltou a importância da transparência no processo democrático: ‘É importante para o processo democrático do nosso país, depois dos últimos acontecimentos, que tanto as entidades quanto o público venham conhecer e entender o processo’. A fiscalização pode ser realizada até o fim de setembro, quando as urnas são lacradas.

A demanda pela vistoria neste ano foi consideravelmente menor do que nas eleições de 2022, quando diversos órgãos, como CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal), Senado Federal, Polícia Federal (PF), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Forças Armadas, PTB e PV, solicitaram a inspeção do código-fonte. E mais: 1º humano a receber implante cerebral da Neuralink conseguiu mover mouse com pensamento. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Florianópolis aprova internação involuntária de pessoas em situação de rua

Foi aprovado na tarde dessa segunda-feira (19), na Câmara Municipal, por 17 votos favoráveis e 5 contrários, o Projeto de Lei 19044/2024, do Executivo em regime de urgência urgentíssima, que viabiliza a internação humanizada de pessoas em situação de rua com dependência química e/ou transtornos mentais em Florianópolis, capital de […]