Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo desse domingo (16), três ex-babás dos filhos de Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Zanin Martins entraram na Justiça de SP contra ambos com acusações de ‘danos morais e condições de trabalho abusivas. As duas primeiras ações são de 2017. A última, do mês passado.
Zanin é o advogado do Lula (PT) e, segundo informações da imprensa especializada, é o nome mais cotado para ser indicado pelo seu cliente à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria de Rircado Lewandovski, na semana passada.
Na ação de 2017 movida pelas trabalhadoras contra o casal Zanin, há menção ao fato de Zanin ser advogado de Lula. Ainda de acordo com os advogados da acusação, as mulheres seriam ofendidas por Valeska e tratadas ‘de forma humilhante’ por ela. Os processos correram em sigilo. A Folha aponta que já houve pagamento de indenização no caso de 2017.
Em resposta à Folha de São Paulo, afirmou que: “São alegações fabricadas que pretendem confundir o zelo de uma mãe com interesses financeiros e que, ao mesmo tempo, procuram desgastar a reputação do meu marido”.
O provável
Advogado de Lula durante os processos da Lava Jato contra o petista, Cristiano Zanin aparece como o mais cotado para ganhar a vaga no Supremo Tribunal Federal. Juristas e ministros do próprio STF fizeram chegar a Lula de que não há ‘nenhum empecilho’ para que ele ocupe a vaga.
Esses mesmos ‘consultores’ do petista também teriam informado que o advogado tem ‘campo livre’ para participar inclusive de qualquer julgamento envolvendo a Lava Jato, já que os processos relacionados a Lula, o qual defendeu, não estão no Tribunal. “O impedimento só existe em relação aos casos que ele atuou como advogado.”
A cúpula jurídica petista também não viu problemas no fato do advogado de Lula ter criticado a operação. Além disso, o suposto segundo concorrente à indicação de Lula, o advogado Manoel Carlos, indicado por Lewandowski para a vaga, também já fez o mesmo, então, na teoria lulista não faria sentido deixar de indicar Zanin para privilegiar Manoel.
Fonte: Folha de SP
Foto: reprodução redes sociais