O Volvo XC60 alcançou um marco histórico: ultrapassou o lendário sedã 240 e tornou-se o automóvel mais vendido da fabricante sueca. Desde seu lançamento em 2008, o SUV médio acumulou mais de 2,7 milhões de unidades comercializadas globalmente, deixando para trás o modelo que foi produzido por mais de três décadas.
Apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão de Genebra, o XC60 foi desenvolvido quando a Volvo ainda estava sob o comando da Ford, o que permitiu o compartilhamento de componentes com modelos da Land Rover, como o Freelander.
A primeira geração foi montada na fábrica de Ghent, na Bélgica, utilizando a plataforma P3. No Brasil, chegou em 2009 com motor 3.0 turbo de 285 cv, tração nas quatro rodas e três configurações: Comfort, Dynamic e Top — com preços a partir de R$ 138.500.
Marcando presença como um dos pioneiros em segurança, o XC60 foi o primeiro carro no país a oferecer frenagem autônoma de emergência em velocidades reduzidas. “City Safety”, como foi batizado o sistema, hoje se popularizou e está presente até em veículos compactos. Além disso, o modelo foi também o primeiro da marca a ser produzido fora da Europa, com a expansão de sua montagem para a China, acompanhando o crescimento da demanda no continente asiático.
Na linha 2026, o XC60 recebeu aprimoramentos no design: nova grade frontal, para-choque redesenhado e lanternas traseiras escurecidas reforçam o estilo escandinavo refinado. Internamente, as mudanças foram ainda mais expressivas.
O sistema multimídia agora conta com integração total ao Google, funcionando sobre a moderna plataforma Snapdragon Cockpit. A tela central cresceu para 11,2 polegadas, oferecendo melhor resolução, enquanto o console foi atualizado com porta-copos redesenhados e um novo carregador por indução.
Sob o capô, o conjunto híbrido une um motor a gasolina 2.0 turbo ao propulsor elétrico traseiro, entregando 462 cv e torque de 72,3 mkgf.
A bateria tem 18,8 kWh de capacidade e o câmbio automático de oito velocidades distribui a força pelas quatro rodas. No mercado brasileiro, o XC60 é vendido em quatro versões híbridas plug-in, com preços entre R$ 459.950 (T8 Plus) e R$ 539.850 (T8 Polestar). (Foto: divulgação; Fonte: Estadão)
Curso online
‘Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa’
Preço promocional
Link para saber mais na imagem!
Governo autoriza ‘IA’ para localizar desaparecidos e recapturar detentos
Letreiro gigante ameaça cair de arranha-céu em Milão e mobiliza autoridades