O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) os detalhes do túmulo do Papa Francisco, que será sepultado no próximo sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Segundo informações da agência oficial da Santa Sé, a sepultura será de mármore branco e carregará somente a inscrição “FRANCISCUS” — conforme desejo registrado em testamento pelo próprio pontífice — além de uma representação de sua cruz peitoral.
O espaço reservado para seu descanso final está situado em um nicho lateral da basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, nas proximidades do Altar de São Francisco.
No documento assinado em 29 de julho de 2022, Francisco deixou instruções claras sobre como gostaria de ser enterrado: “Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o testamento.
O papa também fez questão de enfatizar que preferia um túmulo modesto, escavado no chão, sem adornos, e apenas com seu nome. “Ofereço ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”, declarou.
A cerimônia de sepultamento contará com a presença de autoridades civis e religiosas de diversas partes do mundo. Segundo o Vaticano, o túmulo será aberto permanentemente à visitação a partir do domingo (27).
Até as 11h GMT (08h no horário de Brasília) desta quinta-feira, cerca de 61 mil pessoas já haviam passado pela capela-ardente montada na Basílica de São Pedro para se despedir do pontífice.
Milhares de fiéis continuam enfrentando longas filas para prestar suas homenagens ao primeiro papa nascido na América Latina. A visitação à capela-ardente se encerra na noite de sexta-feira. E mais: Malafaia visita Bolsonaro e faz críticas a Moraes. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: CNN; G1)