O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (17) que o Papa Francisco teve seu tratamento médico ajustado devido a uma infecção polimicrobiana. Segundo comunicado oficial, o pontífice, de 88 anos, enfrenta uma “situação clínica complexa” e continuará hospitalizado pelo tempo que for preciso.
“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma modificação adicional da terapia”, informou a nota divulgada pelo Vaticano.
Francisco está internado desde sexta-feira (14) no hospital Gemelli, em Roma, após mais de uma semana com problemas respiratórios. Apesar do quadro delicado, Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, afirmou que o Papa segue “de bom humor”.
Embora o Vaticano não tenha especificado se a infecção é de origem viral ou bacteriana, a equipe médica recomendou repouso absoluto. Por isso, Francisco não pôde realizar sua tradicional oração dominical na Praça de São Pedro e também precisou cancelar uma missa especial para artistas, evento ligado ao Ano Jubilar da Igreja Católica.
No domingo (16), o Vaticano classificou o estado de saúde do Papa como “estável”. Mesmo hospitalizado, ele manteve sua rotina de contatos telefônicos e chegou a falar com membros de uma paróquia católica em Gaza. Conforme relatado pela emissora italiana Mediaset, um dos religiosos que recebeu a ligação descreveu Francisco como “de bom humor”, embora tenha notado que ele estava “um pouco cansado”.
A internação também levou ao cancelamento de compromissos oficiais. Além da suspensão de uma visita aos estúdios de cinema Cinecittà, prevista para esta segunda-feira (17), a Audiência Geral programada para quarta-feira (19) também foi desmarcada.
Em mensagem publicada no X, Francisco agradeceu as manifestações de apoio: “Obrigado pelo carinho, oração e proximidade com que vocês me acompanham nestes dias”. E mais: Morre o “Vigilante Rodoviário”. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)