Em forte resposta, União Europeia desmente Lula sobre ‘culpados da guerra’

direitaonline



Nesta segunda-feira (17), o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano, rebateu as declarações de Lula sobre a ‘culpa da guerra’ ser dos dois países (Rússia e Ucrânia) e ainda responsabilizar os Estados Unidos e os países europeus por prolongarem o conflito na Ucrânia por meio de fornecimento de armas para a defesa da Ucrânia.

“Em referência às falas do presidente brasileiro, gostaria de lembrar alguns fatos básicos. O fato número 1 é que é a Rússia — e apenas a Rússia — a responsável pela agressão ilegítima e não provocada contra a Ucrânia. Então, não há dúvidas sobre quem é o agressor e quem é a vítima. A Rússia está matando civis ucranianos, destruindo infraestrutura civil ucraniana. A Rússia está sequestrando crianças ucranianas, a Rússia está roubando propriedades e territórios ucranianos, e os Estados Unidos e a União Europeia juntamente com outros países internacionais, o que estamos fazendo? Estamos ajudando a Ucrânia a exercer seu legítimo direito de autodefesa”, disse Stano.

E prosseguiu: “A Rússia está violando a Carta da ONU, isso é reconhecido pelo Brasil também. O Brasil votou junto com mais de 140 países na ONU para condenar a agressão russa e apelar pelo seu fim, e exortar a Rússia a retirar os seus soldados de todo o território da Ucrânia e suas fronteiras reconhecidas internacionalmente. Isso também foi repetido na declaração do G20 de Bali, o Brasil é um membro”, disse Stano.

No fim da dura resposta, o porta-voz disse que “Não é verdade que a União Europeia e os Estados Unidos estão ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal em violação da carta da ONU. É verdade que a União Europeia, os Estados Unidos e outros parceiros internacionais estão apoiando a Ucrânia na sua legítima defesa. Caso contrário, a Ucrânia enfrentaria a destruição. A nação ucraniana e a Ucrânia como país seriam destruídos porque estes são os objetivos declarados da guerra de Putin”, disse Stano. Assista abaixo!

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

PL vai ao STF contra decretos de Lula que alteram Marco do Saneamento

O Líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), ingressou com Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal solicitando a suspensão imediata dos decretos do governo Lula que ‘desmontam’ o Marco Legal do Saneamento. Segundo o documento entregue à Corte, além de extrapolar os limites atribuídos ao Presidente da República, […]