União Europeia recua de retaliação tarifária aos EUA

direitaonline

A União Europeia decidiu suspender por três meses a aplicação de tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por meio de uma publicação na rede social X.

Ela declarou que a medida tem o objetivo de “dar uma chance” ao diálogo com os norte-americanos, mas afirmou que o bloco continuará preparando um plano de retaliação, caso os entendimentos não avancem nesse período.

A iniciativa ocorre logo após a própria von der Leyen classificar como positiva a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de recuar temporariamente nas tarifas aplicadas à UE, destacando que o gesto representa “um importante passo para estabilizar a economia global”.

Em outra mensagem publicada na mesma plataforma, a presidente da Comissão reforçou que as tarifas afetam negativamente empresas e consumidores, além de defender a criação de um acordo de livre comércio entre os dois lados do Atlântico.

“A União Europeia continua comprometida com as negociações construtivas com os Estados Unidos, com o objetivo de estabelecer relações comerciais amigáveis e mutuamente benéficas. Ao mesmo tempo, a Europa está focada em diversificar os parceiros comerciais, alinhando-se a países que representam 87% das negociações globais e que compartilhem nosso comprometimento com trocas livres de bens, serviços e ideais”, escreveu.

Von der Leyen ainda avaliou que a recente crise gerada pelas tarifas unilaterais impostas por Trump reforça a importância do mercado interno europeu como elemento central de “estabilidade e resiliência”.

Na quarta-feira (9), a UE havia anunciado medidas tarifárias contra os Estados Unidos em resposta à taxação de 25% sobre aço e alumínio imposta por Trump.

Embora o bloco europeu não tenha detalhado quais produtos seriam impactados nem os percentuais exatos, estimava-se que itens como grãos, roupas, frutas, aves e motocicletas entrariam na lista, conforme informações da agência Reuters. Além disso, outras mercadorias da União Europeia foram atingidas por uma taxa de 20% dentro do pacote de tarifas recíprocas dos norte-americanos.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governador de SC alerta MST: 'bambu vai roncar'

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), publicou nesta semana um vídeo nas redes sociais se posicionando contra as ações do MST durante a ‘Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária’, conhecida como “Abril Vermelho”. Em tom firme, Mello avisou que, caso ocorram invasões de terra no […]