O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), disse ao ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, que a bancada só integrará a base governista se o presidente Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também for convidado. As informações são do colunista Tales Farias, do portal UOL, divulgadas ontem (14).
Elmar Nascimento e Rui Costa almoçaram nessa quarta-feira (14), na residência do deputado em Brasília. O encontro foi marcado para avaliar o andamento das ‘negociações’ para o apoio formal do União Brasil ao governo.
De acordo com o colunista, apesar de agora ter dois ministros considerados de fato representantes dos deputados, Elmar Nascimento disse a Rui Costa que isto não significará a adesão formal do ‘União Brasil’ da Câmara à base governista.
“Com a posse de Juscelino, teremos resolvido desencontros entre a bancada e o governo do início da formação do ministério. Mas isso não significa ainda a adesão formal à base”.
Ele afirmou ao ministro: “Não há hipótese de apoiarmos formalmente o governo se o presidente Arthur Lira estiver fora da base governista.”
Rui Costa teria perguntando, então, o que levaria Arthur Lira para a base governista. O deputado respondeu que um “convite formal do presidente (Lula)”. A partir desse convite, Lira e Lula, então, negociariam a base do acordo.
A especulação entre deputados do União Brasil e do PT, diz o jornalista, é que Arthur Lira pretende indicar um “ministro forte” no governo e centralizar a distribuição de benesses entre os deputados do centrão. E veja também: Deputado José Medeiros (PL-MT) explica que lei aprovada não proíbe ‘criticar políticos’. Clique AQUI para ver.