Veja como será o túnel submerso planejado em Santa Catarina

direitaonline



m túnel submerso de 548 metros será construído para conectar Itajaí e Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, passando sob o leito do Rio Itajaí-Açu, próximo à sua foz no Atlântico. O projeto incluirá ciclovias e esteiras para pedestres, oferecendo opções de mobilidade ativa para os moradores da região.

A obra faz parte do Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí), que visa conectar 11 municípios. Os estudos técnicos foram concluídos e os projetos básicos estão em andamento, com previsão de entrega em 2026 para início do licenciamento ambiental.



Dimensões e estrutura do túnel
Com 29 metros de profundidade e um calado de 13 metros para navegação, o túnel terá rampas de acesso que ampliam a extensão total para 878 metros. O projeto é semelhante ao túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista. A seção transversal contará com três células segregadas: duas para tráfego de veículos, incluindo faixas exclusivas para ônibus, e uma central com ciclovias e esteiras.

Debates sobre alternativas e apoio técnico
Assim como ocorreu em Santos e Guarujá, a construção de uma ponte foi discutida como alternativa. Contudo, a opção pelo túnel foi apoiada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). Os acessos serão localizados no bairro Imaruí, em Itajaí, e entre o centro e o bairro São Domingos, em Navegantes.



Consórcio regional e financiamento misto
A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) criou um consórcio envolvendo as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, e outras oito localidades. O projeto será financiado por recursos públicos e privados, com previsão de pedágio no túnel. Recentemente, o governo estadual reservou R$ 136 milhões para o empreendimento, que terá custo total estimado em U$ 342 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). O Banco Mundial aprovou um empréstimo de U$ 90 milhões (R$ 519 milhões) para o projeto.



Integração e o turismo
O plano inclui a implantação de um BRT 100% elétrico com calhas exclusivas e estações alimentadas por energia solar, conectando os 11 municípios e promovendo integração com redes de mobilidade ativa. Além disso, o túnel deverá se tornar uma atração turística, reforçando a vocação da região, que já conta com destinos como Balneário Camboriú, famoso por suas praias e arranha-céus.

As obras prometem transformar a infraestrutura local, reforçando a posição estratégica da região, atendida por rodovias, o Porto de Itajaí e o Aeroporto Internacional de Navegantes. Veja mais no vídeo institucional abaixo! (Foto: divulgação; Fonte: Estadão)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Alta no preço das carnes eleva custo do churrasco em São Paulo

O preço das carnes bovinas subiu 6% em outubro, segundo o Índice de Preços dos Supermercados, elaborado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Fipe. Essa alta contribuiu para acelerar o índice de inflação no estado de São Paulo, que passou de 0,56% em setembro para 0,88% […]