O TSE concedeu mais três direitos de resposta a Lula (PT) que devem ser veiculados em canais da Jovem Pan. Os ministros aprovaram por 4 votos a 3 os recursos apresentados pela campanha de Lula para permitir que o petista rebata afirmações de que ele mente, não foi “inocentado” e que irá perseguir cristãos. As informações são da Folha de São Paulo, divulgadas nesta terça-feira (18).
Nos três casos, o TSE determinou que os comentaristas da emissora não devem reproduzir as mesmas críticas contra Lula, sob pena de multa de R$ 25 mil “por reiteração ou manutenção da conduta nos citados meios de comunicação”.
Em um dos casos contestados pela campanha de Lula, comentaristas da Jovem Pan afirmaram que o petista mentiu na propaganda de TV ao dizer que é inocente. Segundo a ação da coligação de Lula, o comentarista Guilherme Fiuza teria dito que o “o petismo é uma escória, que são pilantras que afundaram o Brasil”, e “teria chamado o candidato de mentiroso e outros impropérios, para ao final concluir que ele foi ‘descondenado'”.
Em outra fala, a comentarista Ana Paula Henkel teria associado Lula à defesa do aborto. “O senhor [Geraldo Alckmin] mudou, não é mais cristão? Porque isso não está claro. Porque há cristãos ainda questionando as falas do senhor em ser cristão e apoiar aí agora políticas abortistas, junto com seu novo amigo, o Lula”, afirmou ela, segundo a ação apresentada ao tribunal.
Não é a primeira vez que o TSE concede direito de resposta a Lula contra a Jovem Pan. No último domingo (16), a ministra Bucchianeri mandou a filial de Bauru (SP) da Jovem Pan, além de bolsonaristas e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), divulgarem resposta de Lula contra acusações de envolvimento do petista no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.
Em setembro, a mesma ministra havia concedido direito de resposta a Lula na Jovem Pan para rebater afirmações de comentaristas da rádio de que o petista atuaria em conluio com Moraes. E veja também: “É tudo farinha do mesmo saco”, diz campanha de Bolsonaro em nova propaganda. Clique AQUI para ver.